Governo aumenta Complemento Solidário para Idosos e promete novas subidas

CSI passa para 600 euros. Luís Montenegro garante 820 euros na legislatura.

10 de maio de 2024 às 01:30
Luís Montenegro
Partilhar

“Em junho, todos os pensionistas e reformados com acesso ao Complemento Solidário para Idosos [CSI] têm um acréscimo mensal de perto de 50 euros”, anunciou esta quinta-feira o primeiro-ministro, Luís Montenegro.

O primeiro passo para cumprir a promessa de levar o CSI aos 820 euros até final da legislatura foi aprovado esta quinta-feira em Conselho de Ministros. Montenegro não dá datas concretas, mas diz que o Executivo vai “fazer tudo” para a “antecipar”.

Pub

Ao mesmo tempo, o Executivo pretende facilitar o acesso a esta prestação social. Até agora, os rendimentos dos filhos eram tomados em conta para ser elegível a este complemento. Essa regra é eliminada e com efeitos praticamente imediatos, o que mereceu a crítica do PS. Os socialistas tinham esta medida no programa eleitoral, o que não aconteceu com a AD.

O anúncio foi feito ao lado das ministras do Trabalho e da Saúde, já que o Governo também avançou com a comparticipação a 100% dos medicamentos com prescrição médica. “Com esta medida, vamos dar acesso a toda a terapêutica necessária a cerca de 145 mil pensionistas” de forma gratuita, explicou Montenegro.

Pub

O líder do Governo acrescentou que as farmácias já foram contactadas para que a partir de 1 de junho os beneficiários do CSI possam dirigir-se às mesmas para, “apresentando a sua prescrição, levantarem o seu medicamento” no momento, sem qualquer custo.

SAIBA MAIS 

Pub

GOVERNO JOGA “NA ANTECIPAÇÃO”

A líder parlamentar do PS, Alexandra Leitão, acusou o Governo de “jogar na antecipação” e “aprovar por decreto as medidas” do programa eleitoral socialista, referindo-se à eliminação dos rendimentos dos filhos como fator de exclusão.

CONTESTA CRÍTICAS DO PS

Pub

O líder parlamentar do PSD, Hugo Soares, refutou as críticas do PS. “A oposição está com dificuldade em ser contra as medidas do Governo”, atirou. O social-democrata disse desconhecer que o PS ia propor novas regras para o CSI.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar