“Governo português perdeu a autoridade moral": José Luís Carneiro critica a forma como o Executivo tem tratado o tema da imigração
Antigo ministro da administração interna defendeu que “por uma questão de humanismo nunca se fez propaganda política com um tema tão sensível como este”.
O antigo ministro da administração interna José Luís Carneiro disse este domingo ao CM que o “Governo português perdeu a autoridade moral para ir ao Canadá e aos EUA pedir que não se repatrie portugueses”.
Depois da confirmação do Governo de Luís Montenegro de milhares de notificações para imigrantes irregulares deixarem o país, o também ex-secretário de estado das comunidades socialistas criticou a forma como o Executivo trouxe o tema para a praça pública.
Em Guimarães, pouco depois de Pedro Nuno Santos ter passado pela cidade no arranque da campanha eleitoral, José Luís Carneiro explicou que “por uma questão de humanismo nunca se fez propaganda política com um tema tão sensível como este”.
Recordou que como Secretário de Estado das Comunidades foi “muitas vezes ao Canadá pedir ao ministro da imigração para não promover o retorno de portugueses que não tinham cá raízes e pagavam segurança social” e que agora o atual ministério dos negócios estrangeiros português não o pode fazer.
“Sempre houve promoção do retorno aos imigrantes que se encontravam em Portugal: em 2019 foram notificados mais de quatro mil”, rematou.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt