Governo de Passos no final da semana
PSD voltou a desafiar o PS para uma aproximação.
O primeiro-ministro indigitado está a gerir o calendário para a formação do novo Executivo numa derradeira tentativa de se aproximar do PS. Os nomes para o próximo Governo só deverão ser conhecidos no final da semana, depois de o Presidente da República regressar de uma viagem a Itália, apurou o CM
No domingo, o vice-presidente do PSD Marco António Costa admitiu a possibilidade de o diálogo com o partido de António Costa ser retomado.
"Acreditamos que o PS tem sempre a oportunidade para corrigir a trajetória errada que está a fazer relativamente à história, porque a sua história não é no sentido desta trajetória. Estamos a um mês do 25 de novembro e recordamos a importância que o PS teve para ajudar a cimentar valores de democracia que nós perfilhamos", sublinhou. No PS, o repto foi recebido com silêncio.Clique para aceder ao Especial CM Legislativas 2015 - Portugal a votos
Fontes sociais-democratas dizem ao CM que "há uma vontade genuína na aproximação" e que isso será espelhado no programa de Governo, que está a ser preparado para ir ao encontro de medidas defendidas pelos socialistas. A mesma ideia é confirmada por fontes do CDS: "Não é um programa de Governo igual ao que levámos a eleições." Do lado do PSD, há quem diga que a viagem de Cavaco Silva poderá dar espaço para que "as coisas se suavizem" no Parlamento.
Sobre o futuro Governo, assume-se que "não haverá grandes mexidas". "O caminho é manter a estrutura, com muito poucas alterações na orgânica", diz um dirigente social-democrata, adiantando que a aposta "é na continuidade e na rapidez para preparar o Orçamento". Ao que o CM apurou, Paulo Macedo é um dos nomes que estavam de saída mas que pode voltar a assumir funções no Governo.
Clique para aceder ao Especial CM Legislativas 2015 - Portugal a votos
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt