Imprensa alemã dá algum destaque à queda do executivo
Noticiada situação em Portugal.
A queda do Governo português, da coligação PSD/CDS, votada pelos partidos de esquerda, tem esta quarta-feira destaque na imprensa alemã, mas as primeiras páginas foram reservadas maioritariamente às notícias sobre a morte do antigo chanceler alemão Helmut Schmidt.
O Die Welt publicou um artigo entitulado 'Oposição de esquerda derruba Governo português de centro-direita'. O jornal diário escreveu ainda que "132 de 230 deputados votaram numa moção de rejeição proposta pelos socialistas contra o Governo".
O texto, sem chamada de capa, é ilustrado com uma foto do aperto de mão entre Costa e Passos Coelho, após a votação da moção no parlamento português, que contou com um acordo de incidência parlamentar entre PS, PCP e BE.
"Governo derrubado"
O diário Bild destaca na primeira página "o derrube" do Governo português.
O jornal com maior circulação na Alemanha, escreve que "a oposição de partidos de esquerda derrubou o Governo de centro-direita de Passos Coelho através de uma moção de censura". O matutino faz ainda referência à "resistência contra os planos de poupança" como a razão do voto no parlamento nacional.
"Governo português derrubado depois de 11 dias" é o destaque de capa do jornal Frankfurter Allgemein.
O Süddeutsche Zeitung destaca as mudanças políticas em Portugal na primeira página, reportando que "oposição de esquerda derruba Governo de centro direita".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt