Isaltino decide eleições

A eleição do presidente da Junta Metropolitana de Lisboa, composta por 18 presidentes de Câmara, realiza-se na próxima terça-feira, após a tomada de posse dos órgãos que compõem aquele organismo. Carmona Rodrigues, presidente da Câmara de Lisboa, perfila-se como sucessor da socialista Maria de Luz Rosinha, edil de Vila Franca de Xira, mas não é líquido que o processo esteja já fechado.

18 de dezembro de 2005 às 00:00
Isaltino decide eleições Foto: DR
Partilhar

O PS (com 5 câmaras) e PSD (com 4) têm mantido conversações para um consenso, que permita ter a maioria na Junta. Mas a CDU, que detém oito das dezoito autarquias, avançou com a candidatura de Carlos Humberto, autarca do Barreiro. Isto significa que, no limite, o autarca de Oeiras, eleito como independente, Isaltino Morais, pode criar um impasse, com uma contagem de votos – secretos– nove contra nove. Instado a pronunciar-se, Isaltino Morais declarou ao CM que não revelava o seu sentido de voto. Note-se que Isaltino só decidirá as eleições se votar ao lado da CDU.

Entre os socialistas há autarcas que não estarão satisfeitos com o processo e militantes, membros da comissão política, classificam as conversações entre Joaquim Raposo, presidente da Câmara da Amadora e líder da Federação da Àrea Urbana de Lisboa, e António Preto, líder do PSD-Lisboa, de “desonestidade política”. Em causa estão os critérios para a eleição: “Quem tem o maior número de Câmaras é quem deve obter a presidência”, referiu um socialista.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar