Joana Vasconcelos: João Soares é homem de Cultura

Artista diz que João Soares no ministério da Cultura vem dar peso político à área.

25 de novembro de 2015 às 21:35
Joana Vasconcelos Foto: Ágata Xavier/Sábado
Partilhar

A artista Joana Vasconcelos congratulou-se esta quarta-feira com a escolha de João Soares para novo ministro da Cultura do governo de António Costa, afirmando que este vem "dar peso político" ao setor.

"Estou muito entusiasmada, porque João Soares é uma pessoa que conjuga duas qualidades ótimas para ministro da Cultura: é um homem de Cultura e é um homem com peso politico", disse Joana Vasconcelos à agência Lusa, à margem da apresentação da sua obra "Strangers in the Night" no Museu Thyssen, em Madrid.

Pub

Para a artista portuguesa, a Cultura em Portugal "estava a precisar de peso político e de ter alguém com uma voz forte que possa intervir em nome da Cultura, de forma efectiva no Conselho de Ministros".

"Estou muito contente que, primeiro, haja ministro e, depois, que seja um ministro com Cultura e peso político", reiterou.

Pub

João Soares, de 66 anos, está nomeado para a pasta da Cultura do XXI Governo Constitucional, sendo a primeira vez que assume funções governativas, depois de ter sido vereador e presidente da Câmara de Lisboa, entre outras funções, como as de eurodeputado, de 1994 a 1995, e membro do Conselho de Estado, de 1999 a 2002.

Militante do PS e filho do "histórico" socialista Mário Soares, João Soares foi vereador da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, entre 1990 e 1995, presidindo à autarquia até 2002.

No Governo da coligação PSD/CDS, saído das eleições de 2011, a pasta da Cultura esteve entregue a uma secretaria de Estado.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar