João Galamba alvo de troça ao assumir pasta da Energia
Luís Goes Pinheiro foi apanhado nas escutas dos Vistos Gold.
Os novos secretários de Estado tomam hoje posse, alguns dos quais já envoltos em polémica. Há estreantes, repetentes e dois novos governantes apanhados em escutas de processos judicias.
O mais contestado é, até agora, o deputado do PS João Galamba, que assume a secretaria de Estado da Energia, substituindo Seguro Sanches, e que tem sido alvo de troça nas redes sociais, sobretudo pelo PSD. David Justino, um dos vice-presidentes de Rui Rio, desabafou mesmo: "Está tudo doido... Valha-nos a Santa". Salvador Malheiro, outro ‘vice’ do PSD, foi mais longe: "Saberá o novo secretário de Estado da Energia a diferença entre um kW, um kWh, um Joule (J) e um cavalo vapor (cv)? E conhecerá a 1ª Lei da Termodinâmica? Ou o que é a Termodinâmica? Não creio. A nomeação é uma vergonha!".
Não menos polémica é a escolha de Luís Goes Pinheiro para secretário de Estado da Modernização Administrativa. Em 2016, o jurista e então chefe de gabinete do secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros foi apanhado nas escutas dos Vistos Gold a falar com António Figueiredo para obter cargos na administração pública. Certo é que não foi constituído arguido. Uma situação por que também passou Galamba, apanhado nas escutas da Operação Marquês a trocar SMS com José Sócrates.
Com a remodelação, há duas novas secretarias de Estado: a da Valorização do Interior e a da Defesa do Consumidor. Esta última é entregue ao ex-líder da JS, João Torres, um jovem do aparelho socialista que faz agora currículo enquanto governante. Já Francisco Ramos, que era até presidente do IPO de Lisboa, é o repetente e assume pela quinta vez a pasta da Saúde. Já tinha sido secretário de Estado com Maria de Belém, Correia de Campos e Ana Jorge.
A tomada de posse dos 10 novos secretários de Estado e a recondução dos outros cinco está agendada para hoje em Belém, às 11h00.
NOVOS ROSTOS NAS SECRETARIAS DE ESTADO
Luís Goes Pinheiro - Modernização Administrativa
Natural do Porto, 43 anos, vai substituir Graça Fonseca. É licenciado em Direito. Exerceu até agora as funções de secretário-geral-adjunto da Administração Interna, tendo a seu cargo a gestão do processo eleitoral.
João Correia Neves - Economia
Tem 61 anos e era, desde 2010, administrador da Bial. Foi chefe de Gabinete de Manuel Pinho de 2005 a 2007 e diretor regional de Economia de Lisboa e Vale do Tejo (2003 a 2004).
Ana Isabel Pinto- Defesa
Substitui Marcos Perestrello e é especialista em Política Externa e de Segurança da União Europeia e em geopolítica do Médio Oriente. Nasceu em Lisboa, em 1978, e é doutorada em Relações Internacionais.
João Paulo Catarino - Valorização do interior
Tem 49 anos e era, desde julho de 2017, coordenador adjunto da Unidade de Missão para a Valorização do Interior. Também foi presidente da Câmara de Proença-a-Nova.
João Torres - Defesa do Consumidor
Natural da Maia, aos 32 anos o atual deputado socialista entra para um cargo governamental. Foi presidente da JS entre 2012 e 2016. É licenciado em Engenharia Civil.
João Galamba - Energia
É um dos jovens turcos do PS. Tem 42 anos, é casado e licenciou-se em Economia. É deputado socialista do PS e exerceu até há meses o cargo de porta-voz do PS.
João Sobrinho Teixeira - Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Substitui Fernanda Rollo e é professor e presidente do Instituto Politécnico de Bragança desde 2001. Liderou o conselho coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos.
Ângela Ferreira - Cultura
Era chefe de gabinete de Graça Fonseca na Modernização Administrativa. Antes, trabalhou na Câmara de Lisboa, como chefe de divisão do planeamento e gestão urbanística.
Francisco Ramos - Adjunto e da Saúde
Tem 62 anos e era presidente do conselho de administração do Instituto Português de Oncologia de Lisboa. É a quinta vez que ocupa este cargo. Substitui Fernando Araújo.
Raquel Bessa de Melo - Saúde
É professora na Faculdade de Medicina e no Instituto de Saúde Pública do Porto e diretora do Programa Nacional para a Tuberculose. Foi uma das demissionárias do Hospital de Gaia.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt