José Luís Carneiro fixa reforma da Segurança Social como linha vermelha para OE2027

Apesar de o ministro-adjunto e da Presidência, Leitão Amaro, ter afastado esse cenário, o líder do PS quer ouvir a garantia por parte de Luís Montenegro.

21 de agosto de 2026 às 11:33
José Luís Carneiro, secretário-geral do PS Foto: Fernando Araújo/Lusa_EPA
Partilhar

O secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, alertou esta sexta-feira o Governo que se avançar com uma reforma da Segurança Social (SS) passará a linha vermelha que o partido fixou para negociar o Orçamento de Estado (OE) 2027.

"Já disse, já o transmiti ao próprio primeiro-ministro que caso o Governo entenda avançar com uma transformação da Segurança Social que coloque em causa a sua segurança, a segurança d es pensões a pagamento  e as pensões futuras é mesmo, uma das linhas vermelhas que o PS coloca em relação ao Orçamento de Estado(OE)", afirmou José Luís Carneiro.

Pub

Apesar de o ministro-adjunto e da Presidência, Leitão Amaro, ter afastado esse cenário, o líder do PS quer ouvir a garantia por parte de Luís Montenegro.

"É muito importante que o primeiro-ministro dê essas garantias públicas porque enquanto o ministro-adjunto do primeiro-ministro veio dizer que não estava em causa uma reforma estrutural das pensões, a ministra do Trabalho que pode haver alterações que não sendo estruturais, poderão avançar.

Carneiro falava aos jornalistas em Valença, à margem da apresentação de uma nova rota pelo país que desta vez é dedicada à valorização do interior e cooperação com Espanha e tem como objetivo apresentar "uma agenda estratégica" após feito o diagnóstico.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar