JPP fica em segundo e torna-se principal partido da oposição na Madeira

Partido conseguiu 30.094 dos votos, ultrapassando assim o PS.

23 de março de 2025 às 23:12
Élvio Sousa, cabeça de lista pelo partido JPP Foto: Homem de Gouveia/Lusa
Partilhar

O Juntos Pelo Povo (JPP) tornou-se este domingo o principal partido da oposição na Madeira ao conseguir 30.094 dos votos, o que lhe garantiu o segundo lugar nas eleições legislativas antecipadas, deixando para trás o PS.

Nas eleições passadas, em maio de 2024, o JPP foi a terceira força política mais votada e elegeu nove deputados. Em 2023 elegeu cinco.

Pub

Partido conseguiu 30.094 votos e 11 deputados, segundo os resultados provisórios divulgados pela Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SG-MAI).

O JPP teve origem num movimento de cidadãos do concelho de Santa Cruz, na Madeira, que disputou as eleições autárquicas de 2013 nesse concelho e conquistou a maioria absoluta.

Depois dessa vitória eleitoral, o movimento decidiu converter-se em partido político para se candidatar às legislativas de 2015, nas quais conseguiu cinco deputados.

Pub

Este ano, o JPP voltou a ganhar no concelho de Santa Cruz, feito que alcançou pela primeira vez em maio de 2024, mas desta feita não conquistou todas as freguesias como no ano passado, falhando Caniço e Camacha, que votaram PSD.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar