Líder do PS lamenta morte de idosos e defende evolução do combate à pobreza

Secretário-geral do PS disse que, pelas imagens da sua habitação mostradas na televisão, vivam em "circunstâncias de vida difíceis, precárias".

13 de novembro de 2025 às 17:16
José Luís Carneiro Foto: Direitos Reservados
Partilhar

O líder do PS, José Luís Carneiro, expressou esta quinta-feira condolências pela morte de um casal de idosos devido à chuva que inundou a sua habitação e defendeu que Portugal tem de "evoluir muito" no combate à pobreza.

"Em primeiro lugar, uma palavra de profundas condolências aos amigos, aos familiares destes nossos dois concidadãos de idade mais avançada", afirmou, em declarações aos jornalistas, em Alcácer do Sal, antes de reunir-se com a associação de agricultores local.

Pub

Questionado pelos jornalistas sobre estas duas vítimas mortais, em consequência do mau tempo que assola o país, o secretário-geral do PS disse que, pelas imagens da sua habitação mostradas na televisão, vivam em "circunstâncias de vida difíceis, precárias".

Um casal, com mais de 80 anos, morreu esta quinta-feira de manhã na habitação em que vivia, em Fernão Ferro, distrito de Setúbal, e que inundou devido à chuva forte que caiu durante a noite, disse à Lusa fonte da proteção civil municipal.

"Eu julgo que a mensagem do senhor Presidente da República é uma mensagem muito apropriada, ou seja, nós temos que ter, enquanto comunidade nacional, a consciência de que há pessoas que vivem com grave carência, com dificuldades, que vivem em ambiente de pobreza e é preciso que as políticas públicas vão ao encontro dessas pessoas", salientou o líder do PS.

Pub

A este propósito, José Luís Carneiro aludiu ao Relatório de Avaliação de Desempenho e Impacto do Sistema de Saúde (RADIS), da Convenção Nacional da Saúde (CNS), em 2024, divulgado na quarta-feira, que refere que "houve um aumento de mais 20% de idosos acamados nos hospitais por falta de uma retaguarda familiar ou de uma retaguarda social".

"Isto mostra que todos nós, enquanto país, temos que evoluir muito no combate à pobreza, no combate às desigualdades e na criação de condições de vida mais seguras", defendeu.

O líder do PS, ainda sobre o mau tempo, expressou a sua solidariedade para com os autarcas do distrito de Setúbal, de Lisboa e de outras regiões do país "que se encontram especialmente afetados".

Pub

"Nestas alturas, não apenas há danos na vida das pessoas, neste caso danos irreparáveis, mas também há prejuízos imensos, aos quais a Proteção Civil do país está a procurar responder", lembrou o líder socialista.

Daí, ter deixado igualmente uma "palavra de reconhecimento às forças e aos serviços que, no âmbito do dispositivo nacional, regional e local, contribuem para salvaguardar a vida das pessoas e do património das pessoas".

"E, ao mesmo tempo, uma solidariedade também para com os autarcas que vivem momentos de grande aflição", insistiu, considerando importante que "o Estado e as autarquias procurem no quadro das suas possibilidades encontrar os termos de apoio às comunidades locais".

Pub

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa mensagem publicada no sítio oficial da Presidência da República, lamentou hoje a morte do casal de idosos devido à chuva que inundou a sua habitação e a este propósito salientou a precariedade com que vivem setores mais pobres da população.

Numa publicação na rede social X, também o primeiro-ministro, Luís Montenegro, lamentou hoje a morte do casal de octogenários e apresentou condolências em seu nome e do Governo.

Portugal continental e o arquipélago da Madeira estão a ser afetados desde quarta-feira pelos efeitos da depressão Claudia, com chuva, vento e agitação marítima fortes.

Pub

O distrito de Setúbal tem sido um dos mais afetados pela chuva forte desde a madrugada de hoje.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar