Livre, PCP e BE pedem apreciação parlamentar para garantir 'lay-off' a 100%
Trabalhadores abrangidos pelo 'lay-off' vão receber dois terços do salário bruto até ao triplo do salário mínimo nacional e não 100%.
Livre, PCP e BE requereram esta quarta-feira a apreciação parlamentar do decreto do Governo que define o regime de 'lay-off' simplificado após o temporal que assolou o país, propondo que o salário dos trabalhadores abrangidos seja pago a 100%.
No pedido de apreciação, subscrito pelos dez deputados do Livre, PCP e BE (número mínimo exigido para requerer este instrumento de fiscalização que permite aos deputados alterar ou fazer cessar a vigência de decretos-leis publicados pelo Governo), é defendida a alteração do diploma para estabelecer "que a compensação retributiva em 'lay-off' simplificado corresponda efetivamente a 100% da retribuição normal ilíquida dos trabalhadores".
Os trabalhadores abrangidos pelo 'lay-off' simplificado nas empresas afetadas pelas tempestades vão receber dois terços do salário bruto até ao triplo do salário mínimo nacional e não 100%, como tinha sido inicialmente anunciado pelo Governo PSD/CDS-PP.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt