Luta pelo poder local entra em modo pré-campanha

PSD e PS querem ser a maior força política e com Lisboa em destaque.

18 de agosto de 2025 às 01:30
Câmara de Lisboa Foto: Getty Images
Partilhar

Os partidos e movimentos independentes têm até às 18 horas desta segunda-feira para entregar as listas para oficializarem as candidaturas às eleições autárquicas. E é mesmo hoje que um dos protagonistas destas eleições vai proceder a este ato. O presidente da câmara de Lisboa, Carlos Moedas, com a equipa da coligação ‘Por Ti, Lisboa’ (PSD/IL/CDS) vai ao tribunal cível da capital entregar as listas e revelar finalmente quem são os candidatos a vereadores. Ao que se sabe o número dois será o independente e ex-administrador da RTP Gonçalo Reis e a número três será Joana Baptista que é contratada ao município de Oeiras para liderar a pasta da higiene urbana.

O objetivo do PSD é manter a liderança da principal autarquia do país, mas também Faro, Coimbra ou Cascais. O partido de Luís Montenegro quer tentar a vitória em outros municípios de relevo como Porto, Gaia ou Sintra.

Pub

A meta dos sociais-democratas é ainda recuperar a liderança da Associação Nacional de Municípios Portugueses e da Associação Nacional de Freguesias (atualmente lideradas pelo PS), o que implica ter de vencer a 12 de outubro.

Os socialistas não querem perder terreno e pretendem continuar como o principal partido autárquico português, mas para isso têm de manter a maior parte das câmaras que o PSD quer ganhar.

A grande aposta de José Luís Carneiro passa ainda por recuperar a gestão da câmara de Lisboa, em coligação com o Livre, BE e PAN, com Alexandra Leitão como cabeça de lista.

Pub

SAIBA MAIS 

Prova de fogo a nível local para o Chega 

O partido de André Ventura é a atual segunda força política e seguem para estas eleições em modo “prova de fogo”, referiu o líder do Chega. Apresentam-se aos 308 concelhos e com 44 deputados como candidatos a líderes de câmara. 

Pub

Centristas em Vila Franca de Xira e Viseu

O CDS apresenta algumas candidaturas próprias como em Vila Franca de Xira, com o líder parlamentar Paulo Núncio como candidato, ou em Viseu, com o ex-deputado Hélder Amaral a fazer frente ao autarca recandidato Fernando Ruas (PSD). 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar