Marcelo chegou ao Cairo para visita de Estado de três dias
Presidente foi recebido no aeroporto pelo ministro egípcio das Antiguidades, Khaled al-Anani.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, chegou esta quarta-feira à noite ao Cairo para uma visita de Estado de três dias ao Egito, que inclui um encontro com o seu homólogo, al-Sisi.
O avião presidencial, um Falcon da Força Aérea Portuguesa, aterrou no aeroporto do Cairo cerca das 19h30 (18:30 em Lisboa).
Marcelo Rebelo de Sousa foi recebido no aeroporto pelo ministro egípcio das Antiguidades, Khaled al-Anani.
A avenida junto ao terminal presidencial, onde chegou Marcelo Rebelo de Sousa, está decorada com bandeiras dos dois países e é grande o dispositivo de segurança em torno da comitiva portuguesa.
O último Presidente da República a visitar o Egito foi, em 1994, Mário Soares, 11 anos depois de António Ramalho Eanes, em 1983.
A agenda presidencial estará repartida entre encontros oficiais, as oportunidades de negócio e a economia e a cultura.
O programa oficial só começará na quinta-feira de manhã, com o encontro entre os presidentes dos dois países.
Na comitiva presidencial estão representantes da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) e uma dezena de empresários portugueses.
Na sexta-feira, Marcelo Rebelo de Sousa cumpre uma agenda cultural, visita as pirâmides, o novo museu egípcio e tem encontros com o líder religioso sunita de Al Azhar, Sheikh Ahmed Mohamed el-Tayeb, e com o papa Tawadros II, da Igreja Copta Ortodoxa.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt