Marcelo convoca eleições antecipadas na Madeira
Opção foi tomada após ouvir partidos e ter consultado em reunião os conselheiros de Estado.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, decidiu esta quarta-feira dissolver o Parlamento da Madeira e convocar eleições antecipadas para 26 de maio, uma decisão anunciada após o Conselho de Estado e as audiências aos partidos com assento na Assembleia Legislativa da região.
A reunião do Conselho de Estado para discutir a crise política na Madeira começou pouco depois das 18h00 e terminou já passava das 20h00, tendo o primeiro-ministro, António Costa, estado ausente e sido representado pela ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva.
José Pedro Aguiar-Branco, esta quarta-feira eleito presidente da Assembleia da República, chegou atrasado à reunião porque quando esta começou ainda se encontrava no Parlamento para o anúncio dos resultados da eleição para a Mesa da Assembleia.
Marcelo Rebelo de Sousa recuperou no início desta semana o poder de dissolver a Assembleia Legislativa da Madeira, depois de decorridos seis meses desde as eleições regionais de 24 de setembro, que a coligação PSD/CDS-PP venceu sem maioria absoluta.
Toda a oposição – PS, JPP, Chega, PCP, IL e BE – voltou esta quarta-feira a defender a necessidade de eleições antecipadas.
Já os partidos do Executivo em gestão, PSD e CDS-PP, consideraram haver estabilidade parlamentar para permitir a continuação do Governo Regional, com o apoio parlamentar do PAN.
SAIBA MAIS
O Governo da Madeira está em gestão desde o início de fevereiro, após o presidente do Executivo, Miguel Albuquerque, do PSD, ter pedido a demissão do cargo depois de ter sido constituído arguido por suspeitas de corrupção.
LEI DITA DE 12 A 24 DE MAIO
A campanha eleitoral para as regionais antecipadas da Madeira, marcadas esta quarta-feira pelo Presidente da República para 26 de maio, vai decorrer entre 12 e 24 de maio, de acordo com a lei eleitoral da Assembleia Legislativa.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt