Marcelo diz que foi indicado o melhor candidato
PR felicitou o ex-primeiro-ministro pela nomeação.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já falou com António Guterres e felicitou-o pela eleição no Conselho de Segurança para secretário-geral das Nações Unidas, realçando que foi aprovado o melhor.
"Aqui é o melhor a ser escolhido. E isso é muito bom para o mundo, para as Nações Unidas e para Portugal", vincou o chefe de Estado, à saída de uma visita a uma associação social em Lisboa.
Marcelo Rebelo de Sousa falava cerca das 17h20, minutos depois de se saber que o antigo primeiro-ministro português António Guterres foi hoje indicado como secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) pelo Conselho de Segurança à Assembleia-geral, que deverá aprovar o seu nome dentro de alguns dias.
"A votação mostrou que no momento decisivo ninguém estava contra", Guterres, frisou o Presidente, acrescentando que houve o reconhecimento do mérito do candidato e da "posição de Portugal no mundo", de diálogo e de "fazer pontes".
"É evidente que é bom para Portugal quando há um português que ganha o Prémio Nobel da Literatura. É bom para Portugal quando temos grandes pintoras e escritores conhecidos por todo o mundo, quando temos grandes artistas prestigiados no mundo e quando temos o SG das Nações Unidas", vincou ainda Marcelo Rebelo de Sousa.
Definindo Guterres como um candidato "excecional", o chefe de Estado diz não querer ser "patrioteiro, apenas patriota", e nesse aspeto realçou que "tudo aquilo que prestigia Portugal lá fora é importante para Portugal".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt