Marcelo fala com Presidente de Angola e países retomam "relações fraternas e de amizade"
Tensão diplomática entre Portugal e Angola parece estar a chegar ao fim.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, esteve esta manhã de sexta-feira a falar ao telefone com João Lourenço, o Presidente de Angola, numa conversa onde conseguiram retomar as "relações fraternas e de amizade" entre os dois países.
"Os Presidentes da República de Angola e Portugal falaram esta manhã ao telefone, tendo reiterado as relações fraternas e de amizade entre os dois países, sublinhando a vontade de desenvolver a cooperação a todos os níveis", lê-se numa nota divulgada no portal da Presidência da República na Internet.
A relação diplomática entre Portugal viveu períodos conturbados aquando do inicío do julgamento da "Operação Fizz", no qual Manuel Vicente, ex-presidente de Angola, é arguido.
Recorde-se que o Tribunal da Relação de Lisboa decidiu esta quinta-feira que o angolano deve ser enviado para Angola. A decisão foi comunicada à Lusa pelos seus advogados, que se mostraram satisfeitos com o facto de o juiz desembargador Cláudio Ximenes dar razão ao recurso da defesa de Manuel Vicente, também ex-presidente da Sonangol.Também João Lourenço já tinha demonstrado o seu contentamento por esta decisão e afirmou também ter estado a conversar com Marcelo Rebelo de Sousa. "Felicitámo-nos pelo feliz desfecho do caso e reiterámos a vontade de seguir em frente com a cooperação entre os nossos dois países", escreveu o Presidente de Angola na rede social Twitter.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt