Marcelo Rebelo de Sousa está no bloco operatório do Hospital de São João

Cirurgia a hérnia encarcerada vai demorar cerca de uma hora e meia. Fonte hospitalar diz que Presidente da República "está bem disposto".

Atualizado a 01 de dezembro de 2025 às 22:37
Presidente da República Foto: MANUEL DE ALMEIDA/Lusa
Partilhar

Marcelo Rebelo de Sousa está internado no Hospital Universitário de São João, no Porto, depois de se ter sentido indisposto, ao final da tarde desta segunda-feira, segundo uma nota da Presidência da República. O CM sabe que o chefe de Estado vai ser operado a uma hérnia encarcerada. De acordo com fonte hospitalar, Marcelo Rebelo de Sousa está no bloco operatório para ser submetido à cirurgia.

A Presidente do Conselho de Administração do Hospital de São João confirmou que o chefe de Estado vai passar os próximos dias no hospital. Maria João Batista diz que esta cirurgia "é urgente, mas não emergente", mas com baixo risco. Marcelo Rebelo de Sousa está "bem disposto, perfeitamente consciente e lúcido", frisou a profissional.

Pub

A intervenção terá cerca de uma hora e meia.

De acordo com a nota da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa teve uma paragem de digestão quando estava a regressar de Amarante, onde decorreram as cerimónias fúnebres do Engenheiro António Mota. Marcelo Rebelo de Sousa teve vómitos e sentiu uma dor abdominal.

O Presidente da República foi submetido a vários exames médicos.

Pub

Marcelo Rebelo de Sousa, de 76 anos, presidiu durante a manhã desta segunda-feira, na Praça dos Restauradores, em Lisboa, às comemorações de homenagem aos Heróis da Restauração e da Guerra da Aclamação, que celebra o restabelecimento da independência nacional em 1640.

No final de 2021 Marcelo Rebelo de Sousa foi operado a duas hérnias inguinais, no hospital das Forças Armadas, em Lisboa. Desde que chegou a Belém, em 2016, Marcelo foi sujeito a duas outras intervenções cirúrgicas: foi operado de urgência a uma hérnia umbilical, no dia 28 de dezembro de 2018, no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, e a 30 de outubro de 2019 foi submetido a um cateterismo cardíaco, desta vez de forma programada, no Hospital de Santa Cruz, em Oeiras.

Em atualização

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar