Marcelo Rebelo de Sousa sublinha "laços de cooperação" e promete visita a Moçambique em mensagem enviada a Daniel Chapo

Presidente da República de Moçambique foi esta quarta-feira empossado.

15 de janeiro de 2025 às 14:05
Marcelo Rebelo de Sousa Foto: Estela Silva
Partilhar

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, enviou uma mensagem a Daniel Chapo, presidente empossado esta quarta-feira em Moçambique.

Na carta enviada, Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de evocar as "relações fraternais entre os nossos dois Povos, e o papel essencial da comunidade moçambicana em Portugal e da comunidade portuguesa em Moçambique". O Presidente português sublinhou também "os muito sólidos laços de cooperação entre os dois Estados-irmãos."

Pub

O Presidente da República prometeu ir a Moçambique no próximo mês de junho para a comemoração dos cinquenta anos do país.

Leia a mensagem na íntegra:

"Acaba Vossa Excelência de ser investido, pela Senhora Presidente do Conselho Constitucional, no cargo de Presidente da República de Moçambique e de reiterar o propósito de construção da unidade e da estabilidade, pelo desenvolvimento económico, pela justiça social, pela transparência, pela afirmação educativa e cultural, pela salvaguarda do pluralismo e pelo diálogo comunitário inclusivo, propósitos que acolhem legítimos anseios de variados setores políticos e sociais moçambicanos, e que todos esperam se possam concretizar na realidade.

Pub

Neste contexto, evoco as relações fraternais entre os nossos dois Povos, e o papel essencial da comunidade moçambicana em Portugal e da comunidade portuguesa em Moçambique.

Também sublinho os muito sólidos laços de cooperação entre os dois Estados-irmãos.

E transmito o reforçado empenho do Presidente da República Portuguesa, do Estado Português e do Povo Português em prosseguir e aprofundar essa cooperação, a todos os níveis, ao serviço do desenvolvimento sustentável, da justiça social, da plena realização do Povo Moçambicano e da relevante projeção de Moçambique no Mundo.

Pub

Contando marcar presença, em junho próximo, na comemoração dos cinquenta anos da independência de Moçambique, garanto aos Moçambicanos, a todos os Moçambicanos, que podem contar sempre com os Portugueses e com Portugal", lê-se em comunicado no site da presidência.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar