Marcelo quer nome de Mário Soares em aeroporto do Montijo

Diz que gostaria que futuro aeroporto tivesse nome de antigo Presidente da República.

15 de fevereiro de 2017 às 11:08
19-10-2016_12_07_14 2016 - António cotrim- Lusa Homenagem a Maria Barroso Soares e Marcelo.jpg Foto: António Cotrim/Lusa
chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, presidente da Cruz Vermelha Portuguesa Maria de Jesus, Presidente da República Mário Soares, Maria de Jesus Barroso, PS, Mário Soares, Cruz Vermelha Portuguesa, Hospital da Cruz Vermelha, Lisboa, I Governo, política, governo (sistema), chefes de estado Foto: Arquivo Lusa
Parlamento Europeu, minuto de silêncio, Mário soares, Comunidade Europeia, Comunidade Económica Europeia, política, parlamento Foto: EPA
Mário Soares Foto: Nuno Veiga/Lusa
Mário Soares Foto: Rafael Marchante/Reuters
Mário Soares Foto: José Manuel Ribeiro/Reuters
Constituintes, diploma, deputado honorário, Mário Soares, política Foto: Pedro Catarino
Mário Soares, António Costa, I Governo Constitucional, homenagem, 25 de Abril, política Foto: Vítor Mota
Mário Soares, Eduardo Ferro Rodrigues, diploma, deputado honorário, política Foto: Vítor Mota
Mário Soares Foto: Hugo Rainho / Correio da Manhã

1/10

Partilhar

O Presidente da República sugeriu esta quarta-feira que o aeroporto complementar de Lisboa, que poderá localizar-se no Montijo, seja batizado com o nome de Mário Soares, em homenagem ao ex-chefe de Estado falecido a 7 de janeiro.

"Se é possível ao Presidente da República fazer neste ensejo alguma sugestão, ela é de que essa nova realidade mereça o nome de Mário Soares, homenagem justa a quem tanto serviu o país e que assim pode ficar perpetuado numa realidade essencial para o nosso progresso coletivo", salientou Marcelo Rebelo de Sousa no decorrer de uma visita à OGMA - Indústria Aeronáutica de Portugal, em Alverca.

Pub

Para o chefe de Estado, a opção sobre "nova realidade aeroportuária" configura "uma decisão de regime, uma decisão governativa muito importante para o país".

"É uma opção fundamental para o país a médio e a longo prazo, mas que envolve também a valorização da nossa Força Aérea. São duas realidades que se encontram irmanadas", sublinhou.

A sugestão de Marcelo Rebelo de Sousa acontece no dia em que o Governo e a ANA - Aeroportos de Portugal assinam um memorando de entendimento para "estudar aprofundadamente" um aeroporto no Montijo complementar ao de Lisboa, dez anos depois de ter sido equacionada a hipótese "Portela + 1", abandonada em 2008.

Pub

A construção de um novo aeroporto na região de Lisboa ou a existência de uma infraestrutura complementar ao Aeroporto Humberto Delgado tem estado em discussão nos últimos anos, tendo sido realizados vários estudos e analisadas diversas localizações, sendo a construção da infraestrutura no concelho de Alcochete, distrito de Setúbal, a que esteve mais próxima de se tornar realidade.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar