Marcelo e António Costa vão a Angola
Anúncio do chefe da diplomacia angolana.
O Presidente e o primeiro-ministro de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa, respetivamente, vão visitar oficialmente Angola "em breve", disse esta quinta-feira, em Lisboa, o chefe da diplomacia angolana.
Georges Chikoti falava aos jornalistas após a 14.ª Reunião Extraordinária do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que decorreu hoje na capital portuguesa, indicou que as datas das visitas de Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa serão tratadas pela via diplomática.
O chefe da diplomacia angolana, ladeado pelo homólogo português, Augusto Santos Silva, adiantou por outro lado que as relações políticas, diplomáticas e económicas são "boas", fatores que justificam as visitas de Marcelo e Costa a Angola.
"Sei que houve contactos entre Luanda e Lisboa e teremos, provavelmente nos próximos tempos, a visita do Presidente e do primeiro-ministro de Portugal a Angola. Caberá agora aos nossos dois ministérios trabalhar para que consigamos encontrar as datas", sublinhou.
Por outro lado, Chikoti, que manteve uma reunião de trabalho "muito profunda" com Santos Silva à margem da reunião da CPLP, lembrou que o Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, recebeu hoje, em Luanda, o antigo primeiro-ministro português António Guterres, candidato a secretário-geral das Nações Unidas que, disse, "honra toda a comunidade lusófona".
O ministro das Relações Exteriores angolano também lembrou que os dois países já finalizaram o próximo programa de cooperação bilateral, com Santos Silva a afirmar que será assinado "quando for oportuno".
"Estamos a trabalhar na intensificação das relações políticas, económicas e económicas e o papel de Angola na região, como país que lidera a Conferência Internacional sobre os Grandes Lagos, bem como na África Austral, que é muito importante. As relações são boas e deve melhorar", sublinhou Santos Silva.
O ministro angolano disse ainda ter convidado o homólogo português a participar, na próxima segunda-feira, em Nova Iorque, numa "reunião aberta" no Conselho de Segurança da ONU, órgão que Angola preside ao longo do mês em curso, convite que foi aceite.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt