Maria de Belém contra Marcelo
Ex-presidente do PS obtém 32,4% das preferências à esquerda.
Maria de Belém é a preferida dos portugueses como candidata da esquerda às presidenciais, ficando à frente do ex-reitor da Universidade de Lisboa, Sampaio da Nóvoa. À direita, Marcelo Rebelo de Sousa não tem rival, batendo claramente a opção pelo ex-autarca Rui Rio.
Documentos
19-07-2015_23_51_58 nova.pdfA confirmarem-se as candidaturas, o duelo esquerda-direita será entre o ex-líder do PSD e a antiga presidente do PS.
Segundo uma sondagem CM/Aximage, realizada entre os dias 12 e 16, de três possíveis candidatos da esquerda, a preferência vai para Maria de Belém (32,4%) contra 25,9% em Sampaio da Nóvoa e 18,1% de Guilherme d’Oliveira Martins, presidente do Tribunal de Contas. Maria de Belém, que ainda não decidiu se avança e já leva 6,5 pontos de avanço em relação a Sampaio da Nóvoa, no terreno há quase três meses, e com o apoio dos três ex-Presidentes: Ramalho Eanes, Mário Soares e Jorge Sampaio.
A ainda deputada socialista recusou ontem comentar o resultado da sondagem ou confirmar se avança com uma candidatura. No entanto, o CM sabe que tem recebido muitos incentivos.
Consolidado como candidato da direita está Marcelo, com 46,2% das preferências, contra 36,7% em Rui rio (uma diferença de 9,5 pontos), seguindo-se depois Durão Barroso, que recolhe apenas 6,5%. Marcelo já disse que só tomará uma decisão após as legislativas, mas Rui Rio poderá fazê-lo já em setembro.
Clique para aceder à rubrica com a opinião de Octávio Ribeiro, diretor do CM, sobre este tema: Belém para Belém
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt