Marques Mendes e Mariana Leitão entram na corrida a Belém

Antigo presidente do PSD deixou este domingo o comentário televisivo e apresenta a candidatura na sexta-feira.

03 de fevereiro de 2025 às 01:30
Marques Mendes e Mariana Leitão Foto: Direitos reservados
Partilhar

A corrida a Belém vai ganhando cada vez mais candidatos assumidos, com Luís Marques Mendes a ser o nome do PSD às eleições presidenciais, enquanto a líder parlamentar da Iniciativa Liberal, Mariana Leitão, concorrerá com apoio dos liberais.

Este domingo, Marques Mendes despediu-se do programa de comentário na SIC. Um passo que marca a entrada na luta pela Presidência da República, que terá a apresentação na sexta-feira, em Fafe. A candidatura do antigo presidente dos sociais-democratas acontece com o apoio do partido, tendo já sido enaltecida pelo líder do PSD, Luís Montenegro.

Pub

Mariana Leitão foi a grande novidade este domingo, no fecho do congresso da IL, em que foi anunciada como a candidata do espaço dos liberais. “É uma candidatura da liberdade contra o medo, é uma candidatura do otimismo, da esperança, da ambição”, disse a liberal. Aos 42 anos, a atual líder parlamentar tem subido a pulso dentro do partido, no qual se destacou como deputada municipal em Oeiras e chegou à vice-presidência. Esta é a segunda vez que os liberais lançam um candidato a Belém, depois de Tiago Mayan Gonçalves ter avançado em 2021, tendo ficado em sexto lugar com 134 mil votos. Este é um nome de má memória para o atual líder do partido, Rui Rocha, que viu Mayan tornar-se um dos rostos da oposição interna, até se afastar após uma polémica com assinaturas falsas na união de freguesias da Foz, que presidia.

Além de Marques Mendes e Mariana Leitão, o presidente do Chega, André Ventura, já está na corrida para suceder a Marcelo. Para trás está o PS, que ainda não decidiu quem irá lutar pela Presidência. A decisão será tomada no sábado, com o antigo comissário europeu António Vitorino e o antigo secretário-geral socialista António José Seguro a serem os nomes que lutam pelo apoio do partido. Quem também não anunciou a candidatura foi o Almirante Henrique Gouveia e Melo. É ele que lidera as sondagens e que entra na frente nesta fase, ainda a um ano das eleições, que deverão acontecer a 25 de janeiro de 2026.

Joana Amaral Dias e Tim Vieira lutam fora dos partidos principais

Pub

Fora dos principais partidos, há vários candidatos assumidos para as eleições presidenciais. Entre eles está Joana Amaral Dias, que concorre pelo ADN, o empresário Tim Vieira, além da professora Manuela Magno ou Aristides Teixeira, da Associação de Utentes da Ponte 25 de Abril. Também há André Pestana, do sindicato de professores Stop, que já anunciou que irá concorrer ao lugar de alto magistrado da Nação.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar