Menos 21,6 milhões para as autárquicas
Campanha com orçamento de 38,4 milhões de euros, depois de corte de 20 por cento.
Os partidos terão menos 21,6 milhões de euros para gastar nas eleições autárquicas de 1 de outubro. A redução está incluída no Orçamento suplementar do Parlamento, aprovado na passada semana, e resulta do corte na subvenção aos partidos, tornado definitivo no início do ano.
A versão inicial das contas parlamentares de 2017 previa 60 milhões de euros de dinheiro público a atribuir aos partidos políticos. Ao todo, só vão poder contar com 38,4 milhões de euros para gastar na campanha que se realiza entre 19 e 29 de setembro.
Os números foram avançados ao CM pela secretaria-geral do Parlamento. A redução resulta de um diploma aprovado a 16 de dezembro de 2016, para cortar 20 por cento nas subvenções públicas dadas às forças políticas nas campanhas. Nas últimas autárquicas, realizadas em 2013, o valor gasto foi de 38,8 milhões de euros.
O corte permanente nas despesas entrou em vigor a 1 de janeiro e inclui ainda uma redução de 10 por cento atribuído anualmente. Neste ponto não deve haver grandes alterações nas contas dos partidos porque o corte no dinheiro público já era aplicado desde 2010, apesar de o ser a título provisório. Agora é definitivo.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt