Milionário da PT altera número de contribuinte

Armando Pereira, dono da Altice e da PT, mudou de número de identificação fiscal (NIF), revelam as cadernetas prediais da sua mansão de luxo.

15 de setembro de 2017 às 03:19
PT Portugal, Armando Pereira, Vieira do Minho, Altice, Ministério das Finanças, NIF, diretor de Relações Institucionais da Impresa, Fisco, empresário, IMI, Francisco Pinto Balsemão, Albérico Fernandes, Impresa, Guilhofrei, Autoridade Tributária, Finanças, economia, negócios e finanças Foto: António Pedro Santos
PT Portugal, Armando Pereira, Vieira do Minho, Altice, Ministério das Finanças, NIF, diretor de Relações Institucionais da Impresa, Fisco, empresário, IMI, Francisco Pinto Balsemão, Albérico Fernandes, Impresa, Guilhofrei, Autoridade Tributária, Finanças, economia, negócios e finanças Foto: CMTV
PT Portugal, Armando Pereira, Vieira do Minho, Altice, Ministério das Finanças, NIF, diretor de Relações Institucionais da Impresa, Fisco, empresário, IMI, Francisco Pinto Balsemão, Albérico Fernandes, Impresa, Guilhofrei, Autoridade Tributária, Finanças, economia, negócios e finanças Foto: Direitos Reservados
PT Portugal, Armando Pereira, Vieira do Minho, Altice, Ministério das Finanças, NIF, diretor de Relações Institucionais da Impresa, Fisco, empresário, IMI, Francisco Pinto Balsemão, Albérico Fernandes, Impresa, Guilhofrei, Autoridade Tributária, Finanças, economia, negócios e finanças Foto: Mariline Alves
PT Portugal, Armando Pereira, Vieira do Minho, Altice, Ministério das Finanças, NIF, diretor de Relações Institucionais da Impresa, Fisco, empresário, IMI, Francisco Pinto Balsemão, Albérico Fernandes, Impresa, Guilhofrei, Autoridade Tributária, Finanças, economia, negócios e finanças Foto: Nuno Fernandes Veiga

1/5

Partilhar

Armando Pereira, milionário minhoto que é acionista da Altice e da PT Portugal, mudou de número de contribuinte. Por regra, segundo uma explicação técnica do Ministério das Finanças, os contribuintes não podem mudar de número de identificação fiscal (NIF). A situação é considerada insólita por vários fiscalistas, que sublinham nunca ter sido confrontados com um caso semelhante.

Pub

A consulta das cadernetas prediais da moradia de luxo de Armando Pereira em Vieira do Minho, a qual foi alvo de uma reavaliação por parte do Fisco, revela que a alteração do número de contribuinte de Armando Pereira ocorreu entre 21 de janeiro de 2016 e 7 de setembro deste ano: em ambas as cadernetas prediais, Armando Pereira surge como o titular do imóvel mas o número de contribuinte associado é diferente. Ambos os números de identificação fiscal começam por dois, o que significa que identificam um contribuinte singular.

Com esta misteriosa mudança fiscal, o NIF de Armando Pereira será agora o NIF que consta na caderneta predial da moradia datada de 7 de setembro deste ano. Confrontado com esta situação insólita, através da PT Portugal, Armando Pereira escusou fazer comentários.

Pub

Já o Ministério das Finanças, ao qual o CM solicitou um esclarecimento técnico geral, deu uma explicação contundente: "Cada cidadão apenas pode ser detentor da titularidade de um único NIF, não existindo, por regra, a possibilidade de mudar de NIF." E concluiu: "Somente em determinadas situações, com base em sentença judicial, será possível a mudança de NIF de um cidadão."

O Ministério das Finanças deixa claro que a atribuição do NIF a pessoas singulares está prevista no decreto-lei nº 14/2013, de 28 de janeiro. É este diploma que "institui o NIF, bem como as condições da sua atribuição, respetivos efeitos e gestão".

A moradia de luxo de Armando Pereira em Vieira do Minho foi reavaliada pelo Fisco em 2015, após o CM ter revelado que o empresário pagava um IMI de 257 euros por ano.

Pub

Livro denuncia favor a Armando Pereira 

Imóvel subavaliado pelo Fisco

Em 2015, na sequência de uma notícia do CM, o Fisco abriu um processo de reavaliação do valor patrimonial tributário do imóvel e aumentou-o de 85 938 euros para 471 480 euros. Segundo um perito com experiência na avaliação de imóveis para as Finanças, a moradia tem todas as condições para ser avaliada em um milhão de euros.

Pub

A mansão tem uma área bruta de construção superior a 1,5 mil metros quadrados, dos quais mais de 914 m2 são área bruta privativa e existem, à sua volta, campos de ténis e voleibol, heliporto e piscina.

Até à reavaliação do Fisco ao imóvel, Armando Pereira pagava de IMI 257 euros por ano. Após esta reavaliação, passou a pagar 1414 euros por ano de IMI.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar