Ministra da Saúde admite que clínicos dos lares possam ser os médicos de família dos utentes

Para Ana Paula Martins, esta é mesmo "a única maneira" de dar melhor assistência aos utentes dos lares.

05 de junho de 2026 às 22:22
Ministra da Saúde, Ana Paula Martins Foto: António Pedro Santos/Lusa
Partilhar

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, admitiu esta sexta-feira que os médicos dos lares poderão passar a ser os médicos de família dos utentes dessas instituições, poupando-os assim a deslocações desnecessárias e complicadas.

"Acho absolutamente possível que isso aconteça, é uma questão de organização", afirmou Ana Paula Martins, em declarações aos jornalistas em Braga, à margem do 15.º Congresso Nacional das Misericórdias.

Pub

A governante lembrou que já há um despacho, de novembro, que prevê a abertura de convenções para a Medicina Geral e Familiar, a estabelecer com os lares e com a União das Misericórdias.

"Foi a primeira vez que se abriram convenções. O despacho já é de novembro, mas agora há um trabalho a fazer, não basta publicar despachos, há um trabalho a fazer no terreno", referiu.

Explicou que os utentes dos lares ficarão numa lista, que é uma lista que é financiada por capitação, como acontece em todo o Serviço Nacional de Saúde.

Pub

"Estes médicos têm também acesso à prescrição, como já têm hoje, de qualquer maneira, de medicamentos, mas passam a ter também meios complementares de diagnóstica e terapêutica", acrescentou.

Dessa forma, os utentes dos lares deixam de estar nas listas dos centros de saúde, "onde raramente conseguem ir, até porque muitos deles têm problemas de mobilidade".

"O que nós queremos é que, mesmo nas situações em que podemos evitar ir à urgência, porque muitas vezes ir à urgência é exatamente por causa dos meios complementares de diagnóstico, que possam ser acompanhados e haja aqui uma relação entre os chamados médicos que estão a acompanhar os lares, com aqueles que estão nos cuidados de saúde primários e também com os cuidados hospitalares", aponta ainda a ministra.

Pub

Para Ana Paula Martins, esta é mesmo "a única maneira" de dar melhor assistência aos utentes dos lares.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar