Ministro da Agricultura alerta para instabilidade entre Israel e Irão que pode fazer subir preços

"Face à instabilidade que é cada vez mais notória, a segurança alimentar é cada vez mais importante e é também defesa", acrescentou José Manuel Fernandes.

24 de junho de 2025 às 15:40
José Manuel Fernandes Foto: António Pedro Santos/ Lusa
Partilhar

O ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, alertou esta terça-feira, no Luxemburgo, para a "dose de imprevisibilidade" trazida pela guerra entre Israel e o Irão, que pode fazer aumentar a inflação.

Referindo haver sempre o risco da subida da inflação, José Manuel Fernandes assegurou que o Governo está atento "e, se necessário, intervirá", nomeadamente perante um grande aumento dos fatores de produção agrícola, como os combustíveis.

Pub

"Há, como todos sabemos, uma dose de imprevisibilidade neste momento e a guerra tanto pode agravar-se como, de repente, acabar", argumentou o governante, defendendo a necessidade de ser assumida "uma atitude ponderada e não alarmista".

O ministro referiu também que o auxílio dado aos agricultores -- designadamente no âmbito da Política Agrícola Comum, cuja simplificação está a ser negociada -- é também "um apoio indireto ao consumidor".

"Face à instabilidade que é cada vez mais notória na situação geopolítica, a segurança alimentar é cada vez mais importante e, como tenho repetido tantas vezes, é também defesa", acrescentou José Manuel Fernandes.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar