Montenegro confirma apoio à candidatura presidencial de Marques Mendes

Líder dos sociais-democratas diz que antigo dirigente do partido cumpre requisitos de candidatura ganhadora.

04 de fevereiro de 2025 às 01:30
Marques Mendes e Montenegro Foto: Luís Forra/Lusa
Partilhar

O primeiro-ministro e presidente do PSD confirmou esta segunda-feira o apoio à candidatura presidencial de Luís Marques Mendes. “Preenche em absoluto todos os requisitos que nós estabelecemos para podermos estar ao lado de uma candidatura ganhadora”, disse Luís Montenegro.

Questionado sobre o fraco desempenho do antigo presidente do partido nas sondagens, o atual líder assegurou que o PSD não faz política com base em estudos de opinião e considerou que “a eleição está em aberto”. “Não há nenhuma candidatura, daquelas que se perfilam, que esteja perto de obter metade dos votos mais um, ou seja, que haja um desfecho na primeira volta”, argumentou Montenegro.

Pub

O “reforço da estabilidade política” e “da cooperação institucional e estratégica” são os trunfos que o primeiro-ministro acredita que Marques Mendes terá no bolso caso seja eleito para suceder a Marcelo Rebelo de Sousa em 2026.

Já o secretário-geral do PSD disse que Marques Mendes “é alguém de quem o País conhece perfeitamente o pensamento” e tem “experiência política”. “Será um extraordinário candidato que terá, estou absolutamente convencido disso, o apoio do PSD”, sublinhou Hugo Soares.

Marques Mendes despediu-se no domingo do comentário televisivo e colocou a tónica na “experiência política” que um Presidente da República deve ter e que se traduz em “segurança e previsibilidade”. Afirmou ainda que “é necessário dar outra força à ética na vida política”.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar