Montenegro disponível para acordo estratégico na defesa com o PS

Após desafio lançado por José Luís Carneiro, primeiro-ministro diz que quer o "maior consenso possível" .

15 de julho de 2025 às 01:30
Luís Montenegro anuncia reforço de investimento na Defesa durante cimeira da NATO, na Haia Foto: DR
Partilhar

José Luís Carneiro enviou na passada sexta-feira uma carta ao primeiro-ministro a desafiá-lo para negociar com os socialistas uma proposta de "Acordo Estratégico para um Plano de Desenvolvimento Nacional e de Capacitação da Defesa" com um prazo definido de três meses. O líder do PS pediu ainda uma audiência formal a Luís Montenegro para dar início a esse entendimento. Mostrou-se também surpreendido com o anúncio do primeiro-ministro em investir 5% do PIB até 2035, defendendo que assuntos destes devem ser discutidos entre PSD  e PS. 

Em resposta o líder do Governo mostrou-se, esta segunda-feira, disponível para negociar uma proposta de acordo estratégico para a Defesa com o PS. "A nossa intenção foi e é sempre de termos o maior consenso possível, e creio que não será difícil, dadas as posições conhecidas por parte dos principais partidos políticos portugueses, para podermos conjugar a nossa política de segurança e defesa com o interesse estratégico que este novo tempo pode trazer também para a dinamização da nossa economia", afirmou. Sobre o pedido de audiência Luís Montenegro revelou que será marcada e que pretende ouvir todos os partidos, mas especialmente "os dois principais partidos da oposição". 

Pub

Após estas declarações, José Luís Carneiro disse estar convencido que "o Governo vai ser levado à conclusão de que tem mesmo que dialogar com o PS" e que Portugal tem de aproveitar a oportunidade do esforço europeu para investir na defesa na próxima década.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar