Montenegro na cimeira da Comunidade Política Europeia que vai debater segurança em tempo de guerra

Reunião acontece no dia 18 de julho em Londres.

12 de junho de 2024 às 15:18
Luís Montenegro Foto: ESTELA SILVA/LUSA
Partilhar

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, vai participar no dia 18 de julho na reunião da Comunidade Política Europeia (CPE), em Londres, que vai debater a segurança europeia no contexto da guerra na Ucrânia, segundo uma nota do seu gabinete.

Segundo o gabinete de Montenegro, os temas em debate "centram-se na vertente da segurança europeia, no seguimento da Cimeira da Paz sobre a Ucrânia, que decorrerá na Suíça um mês antes, a 15 e 16 de junho".

Pub

Também deverão ser abordados outros temas como as migrações, a defesa da democracia, a conectividade e a energia, embora ainda estejam em definição.

A CPE é um fórum informal de cooperação política, económica e de segurança, congregando os países europeus que partilham os valores democráticos.

Nas reuniões anteriores, além dos líderes dos 27 Estados-Membros da UE, estiveram presentes os seis países dos Balcãs Ocidentais (Montenegro, Sérvia, Macedónia do Norte, Albânia, Kosovo e Bósnia e Herzegovina), os quatro membros da EFTA (Islândia, Liechtenstein, Suíça e Noruega), os países da Parceria Ocidental com exceção da Bielorrússia, que se encontra suspensa (Arménia, Azerbaijão, Geórgia, Moldova e Ucrânia), o Reino Unido e a Turquia, indicou o gabinete do chefe do Governo português.

Pub

Participaram ainda nessa reunião também os presidentes da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e do Conselho Europeu, Charles Michel.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar