Montenegro reeleito com triunfo autárquico na mira

Presidente do PSD vence diretas sociais-democratas com 97,45% dos votos.

08 de setembro de 2024 às 09:23
Imagem 52576684.JPG (22353065) (Milenium)
Partilhar

Luís Montenegro foi reeleito presidente do PSD com 97,45% dos votos, renovando o mandato por mais dois anos, numas diretas em que não teve qualquer opositor. A taxa de abstenção fixou-se em cerca de 60%.

“Nos próximos anos, vamos continuar o espírito reformista e transformador que trouxemos ao Governo de Portugal, com muita sensibilidade social, a atender à resolução de cada problema concreto de cada portuguesa e de cada português”, sublinhou o também primeiro-ministro num vídeo publicado nas redes sociais.

Pub

O social-democrata traçou como metas “recuperar a Associação Nacional de Municípios e a Associação Nacional de Freguesias e as suas lideranças” em 2025 e “colaborar para a eleição de um Presidente da República” em 2026, sendo que a moção que vai levar a Congresso refere que o PSD deve estar ao lado de um candidato presidencial que seja militante do partido, assim excluindo um eventual apoio ao centrista Paulo Portas ou ao almirante Gouveia e Melo.

O resultado de Luís Montenegro é o melhor de sempre numas diretas do PSD, suplantando os 95% obtidos pelo antigo primeiro-ministro Pedro Passos Coelho em 2016, também como candidato único mas já na qualidade de líder da oposição. A eleição dos restantes órgãos nacionais realiza-se no 42.º Congresso do partido, marcado para 21 e 22 de setembro, em Braga.

SAIBA MAIS

Pub

MINISTRO É LÍDER DISTRITAL

O ministro Pedro Duarte foi eleito líder distrital do PSD Porto com 92,1% dos votos e disse que terá de encontrar “um grande candidato” à Câmara do Porto, mas assegurou estar “completamente focado” nas funções governativas.

O secretário de Estado do Ambiente, Emídio Sousa, e o eurodeputado Paulo Cunha foram, respetivamente, reeleitos presidentes das distritais do PSD de Aveiro e Braga. O segundo tem o antigo ministro Miguel Macedo na lista.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar