MORREU JOÃO PULIDO VALENTE

O médico João Pulido Valente, militante antifascista e fundador da União Democrática Popular (UDP), faleceu ontem, com 77 anos, vítima de doença prolongada.

05 de agosto de 2003 às 00:00
Partilhar

João Pulido Valente foi militante do Partido Comunista (PCP) até 1964, quando por divergências políticas saiu, criando com outros dissidentes a Frente de Acção Popular (FAP) e o Comité Marxista-Leninista Português. Perseguido pelo regime, fugiu para a Argélia. Quando regressou a Portugal clandestinamente, foi detido pela PIDE, que o condenou a doze anos de cadeia. No 25 de Abril de 1974 foi libertado.

Foi nesta altura que, com outros políticos de extrema esquerda, redigiu as principais linhas programáticas da UDP, de que se tornou um dos principais fundadores e dirigentes, mas por questões políticas acabou por se afastar da organização.

Pub

João Pulido Valente exerceu funções desde 1975 no Hospital Curry Cabral, e actualmente estava reformado. O médico encontra-se em câmara ardente e deverá ser cremado hoje, pelas 16h00 no Cemitério do Alto do São João.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar