Mudanças nas Finanças: Entra Leão e sai Centeno com regulador na mira
Mário Centeno cede cargo de ministro a João Leão, seu secretário de Estado, e tem na mira ser governador do BdP.
Contas certas é a expressão que João Leão, sucessor de Mário Centeno como ministro das Finanças, vai continuar a manter na gestão das finanças do Estado. Centeno é apontado como o provável novo governador do Banco de Portugal (BdP), mas, segundo apurou o CM, António Costa ainda não tomou uma decisão política. Se assim for, Centeno irá ganhar, como governador do BdP, 16 926 euros euros brutos, quatro vezes mais do que o salário de ministro, de 4240 euros.
A saída de Centeno do Executivo foi anunciada esta terça-feira pelo primeiro-ministro, no final da reunião do Conselho de Ministros que aprovou o Orçamento do Estado Suplementar. António Costa justificou a escolha de Leão para ministro das Finanças por ser, por um lado, "uma das pessoas que maiores garantias dão de continuidade da nossa política orçamental" e, por outro, "um profundo conhecedor da economia portuguesa".
Centeno, que foi ministro das Finanças durante 1664 dias, elogiou o seu sucessor, a quem já chamou o "artífice dos cativos", numa alusão ao uso da cativação de verbas como método de controlo da despesa pública. Leão já deu sinais da estratégia que pretende seguir como ministro das Finanças: "Numa primeira fase, concentrar os nossos esforços em termos de políticas de estabilização da economia no apoio ao emprego e às empresas e na ajuda às famílias e manutenção dos seus rendimentos." Depois disso, Leão diz ser fundamental recuperar novamente a economia e alcançar, de novo, o "equilíbrio certo e virtuoso entre o crescimento da economia e do emprego e as contas certas".
Como o atual governador do BdP termina o mandato a 9 de julho, o Governo tem de tomar uma decisão rápida sobre o sucessor de Carlos Costa. Centeno e Luís Máximo dos Santos, atual vice-governador e presidente do Fundo de Resolução, são apontados como os nomes mais bem colocados para o cargo.
O novo governador do BdP tem de ser ouvido na comissão de Orçamento e Finanças.
Parlamento não impede nomeação
Período de nojo de cinco anos
Adeus ao Eurogrupo marcado para o dia 13 de julho
Futuro do Banco de Portugal
PS é o único a favor da nomeação de Centeno
Mário Centeno não será deputado
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt