Negrão leva por tabela por causa de Rui Rio

Mal-estar interno é um protesto contra o novo presidente do PSD.

24 de fevereiro de 2018 às 01:30
Fernando Negrão assume liderança de uma bancada parlamentar em convulsão por causa do presidente do PSD, Rui Rio Foto: Miguel Baltazar
Fernando Negrão, Ferro Rodrigues, discurso, equidistância, socialista Foto: Pedro Catarino
Fernando Negrão Foto: Miguel Baltazar
Fernando Negrão Foto: Tiago Petinga/Lusa

1/4

Partilhar

Eleito com 39,7% dos votos para líder do grupo parlamentar do PSD , Fernando Negrão enfrenta agora turbulência interna na bancada.

Alguns deputados admitem que o antigo diretor da PJ "não deveria ter assumido a liderança", enquanto o vice-presidente do grupo, Carlos Peixoto, considera que o sucessor de Hugo Soares "foi muito corajoso".

Pub

O parlamentar que votou em Rio e Negrão constata que "esta agitação era inevitável porque há uma nova orientação do partido, houve uma diminuição do número de elementos da direção de 12 para sete, o que gera algum atrito inicial".

Já os herdeiros de Pedro Passos Coelho explicam que "isto não é nada contra o novo líder do grupo, mas contra o presidente do PSD" e Negrão "acabou por apanhar por tabela". "Acredito que Passos e Matos Rosa" também terão seguido a mesma orientação, "sobretudo por uma questão de coesão e unidade do partido", remata.

Pub

O descontentamento em relação ao comportamento de Rio estende-se às diferentes fações do PSD e "é o resultado de um congresso mal gerido, porque as distritais e as concelhias do partido não foram consultadas para formar lista".

O sucessor de Passos "decidiu impor autoritariamente quem quis, ao estilo do quero, posso e mando", aponta outro parlamentar social-democrata.

Os deputados afastam, no entanto, uma possível rebelião interna e consideram que Fernando Negrão não se deve demitir.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar