Neto candidata-se e surpreende PS
Empresário quer ir a votos com a bandeira do combate à corrupção.
Pergunta CM
Henrique Neto é um forte candidato à Presidência da República?
O tiro de partida para a corrida presidencial de 2016 vai ser dado amanhã por Henrique Neto, empresário socialista, crítico da governação de José Sócrates e de Passos Coelho. O também ex-deputado surpreendeu a direção do PS e mereceu duras críticas de ex-dirigentes do partido na rede social Facebook. Apesar disso, está irredutível: vai até ao fim da corrida.
Questionado pelo CM sobre se vai usar o tema do combate à corrupção durante a sua campanha, Henrique Neto é taxativo: "Sim, sim."
Dentro do partido, as reações dividem-se entre o silêncio, a crítica – como a de Augusto Santos Silva, a apelidá-lo de "bobo" – ou um registo mais institucional de figuras de relevo como Manuel Alegre. O ex-candidato presidencial socialista afirma que aguarda pelo aparecimento do candidato apoiado pelo PS. Ao CM, afirma que não vai fazer qualquer comentário sobre a candidatura de Henrique Neto: "É um direito dele", resumiu o histórico do PS, colocando-se fora da corrida.
Fernando Nobre, presidente da AMI que concorreu às últimas presidenciais, também está fora da disputa. Pelo contrário, Henrique Neto preparou-se durante um ano em segredo. Carvalho da Silva, outra figura à esquerda que se perfila para o combate, opta pelo silêncio.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt