"Precisamos de gente séria na sala": Pedro Nuno Santos responde a Montenegro

Rui Rocha diz que "no programa do PS não há nenhuma redução de IRS".

10 de abril de 2025 às 21:10
Pedro Nuno Santos e Rui Rocha
Partilhar

O secretário-geral do PS usou o debate com Rui Rocha (IL) para responder ao primeiro-ministro, avisando que "é preciso gente séria na sala" e considerando que "o Governo começou com um truque no IRS e termina com um truque no IRS", numa alusão à queda dos reembolsos.

No frente a frente com o líder da IL, na RTP, Pedro Nuno Santos argumentou que o programa dos liberais só faria "avançar o País contra uma parede". "A IL propõe privatizar a RTP e a Caixa Geral de Depósitos", referiu o líder socialista, que considera este um "cenário orçamental absolutamente irrealista". Em contraponto, Rui Rocha advogou que "o Estado não deve estar onde não há concorrência", à exceção da "Defesa, Saúde, educação".

Pub

Em matéria fiscal, os socialistas dão preferência a reduzir "impostos que atingem toda a gente". Já Rui Rocha apontou que, "no programa do PS, não há nenhuma redução de IRS" e atacou a proposta socialista do IVA Zero num cabaz alimentar, por entender que "o consumo não vai gerar crescimento económico". "As previsões de crescimento económico do PS não passam de 2%. (...) A estratégia de Pedro Nuno Santos é ter um bolo pequeno para distribuir que nunca cresce", defendeu o liberal.

Por sua vez, Pedro Nuno argumentou que "a estratégia para desenvolver a economia não é a que a AD e a IL defendem" e que "apenas a redução do IRC custa mais" do que as medidas do PS. Avisou ainda que a IL "não explica como vai poupar em eficiência administrativa". "É com a motosserra do Milei [Presidente da Argentina] que vai cortar no SNS e na escola pública", ironizou. Rejeitando essas comparações, Rui Rocha afirmou que "não vale a pena trazer fantasmas" para a campanha.  

Em matéria de habitação, o líder da IL defendeu a redução do IVA da construção como forma de colocar "mais casas no mercado". Nesse ponto, Pedro Nuno referiu que é preciso "baixar para habitação para a classe média e não para casas de um milhão de euros". "A resposta da IL é errada", afirmou o líder socialista, que privilegia o "aumento da construção pública".

Pub

Relativamente ao pacote de mais de 10 mil milhões de euros anunciado pelo Governo para responder às tarifas impostas pelos Estados Unidos, Pedro Nuno salientou que o Executivo "devia ter tido o cuidado de articular com o outro partido que pode ganhar as eleições", ao passo que Rui Rocha considerou "precipitado falar de apoios de forma extensa".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar