O “negociador habilidoso” que se dá bem com Orbán: Costa é uma das figuras mais influentes para o Politico
Jornal vê o Presidente do Conselho Europeu como um fazedor, capaz de “construir pontes”, inclusive com a extrema-direita europeia.
O Presidente do Conselho Europeu, António Costa, é uma das figuras mais influentes para o Politico, que o coloca em oitavo lugar numa lista de nove “fazedores” que vão “dar forma às políticas europeias no próximo ano”.
O jornal considera o ex-primeiro-ministro português um “negociador habilidoso, com um historial de acordos complexos” - de que são exemplo as “alianças governamentais improváveis” em Portugal – e destaca as suas “fortes relações” com outros líderes europeus, “entre eles o nacionalista húngaro Viktor Orbán”.
A sua “propensão para construir pontes”, incluindo com “o número crescente de figuras da extrema-direita no Conselho Europeu”, é vista como “uma vantagem” para tentar “fechar acordos” em áreas como a Defesa europeia, a abordagem do bloco comunitário às migrações e o reforço das indústrias nacionais dos Estados-membros.
A publicação faz ainda um contraste entre a “relação de trabalho calorosa” de Costa com a Presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, e os momentos de tensão que o seu antecessor, Charles Michel, teve com a líder do Executivo comunitário.
"Costa será também o primeiro dirigente de uma minoria étnica a ocupar um cargo de topo nas mais altas instituições da União Europeia. De ascendência goesa e moçambicana, o ex-primeiro-ministro português é uma representação do património cada vez mais multicultural da Europa", refere o jornal.
Na lista do Politico, à frente de Costa na categoria dos “fazedores” estão nomes como o do Presidente russo, Vladimir Putin, e o do antigo Presidente do Conselho Europeu e atual primeiro-ministro polaco, Donald Tusk.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt