Os novos chanceleres
O Presidente da República nomeou novos chanceleres das ordens honoríficas portuguesas. De acordo com uma nota oficial da Presidência da República ontem divulgada, Cavaco Silva escolheu o ex-governador de Macau, general Vasco Rocha Vieira, para Chanceler das Antigas Ordens Militares; o ex-presidente da Assembleia da República e actual deputado do PSD, João Bosco Mota Amaral, para Chanceler das Ordens Nacionais; e, finalmente, para Chanceler das Ordens de Mérito Civil foi escolhido o embaixador jubilado António Oliveira Pinto França.
Com a nomeação destes três responsáveis cessam funções as três personalidades escolhidas pelo anterior Presidente da República, Jorge Sampaio. São eles: Rui Alarcão (Antigas Ordens Militares), João de Sá Rebello Sotto Mayor (Ordens Nacionais) e o padre Victor Melícias (Ordens de Mérito). O Presidente da República é, por inerência do cargo, o grão-mestre de todas as ordens honoríficas portuguesas.
A nota oficial da Presidência não esclarece se, com a nomeação dos novos chanceleres, cessam também funções os conselheiros das respectivas ordens: sete no caso das Antigas Ordens Militares e oito para as duas restantes.
Os chanceleres agora nomeados dependem directamente do secretário-geral da Presidência, Arnaldo Pereira Coutinho, e têm competência para instruir os processo relativos à atribuição das condecorações, que são: Antigas Ordens Militares: Torre e Espada, do Valor e Mérito, Cristo, Avis e Santiago de Espada. Ordens Nacionais: Infante D. Henrique e Liberdade. Ordens de Mérito: Mérito, Instrução Pública e Mérito Agrícola, Comercial e Industrial.
As nomeações para a Presidência da República continuam. Ontem, conforme despachos publicados no Diário da República, foram nomeadas mais duas pessoas.
Victor João de Vasconcelos Raposo Calvete para assessor da Casa Civil e José Luís de Mopura Martins Jacinto, para consultor da Casa Civil. O primeiro é professor assistente da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e o segundo professor Associado do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt