Parlamento manifesta pesar pela morte de sete idosos em lar de Mirandela

Pesar lembra os nomes das sete vítimas como recordação do "valor de todas as vidas humanas, independentemente da idade ou do grau de dependência".

19 de setembro de 2025 às 12:58
Incêndio num lar em Mirandela causa seis mortos e vários feridos Foto: Marc Ricardo Silva
Partilhar

A Assembleia da República aprovou esta sexta-feira por unanimidade um voto de pesar pela morte de sete idosos num incêndio no lar da Santa Casa da Misericórdia de Mirandela, que deflagrou no passado dia 16 de agosto.

O pesar apresentado pelo Presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, lembra os nomes das sete vítimas como recordação do "valor de todas as vidas humanas, independentemente da idade ou do grau de dependência".

Pub

O parlamento sinaliza ainda a "importância do cuidado das gerações mais velhas que, depois de uma vida de esforço e trabalho, merecem usufruir de toda a segurança e bem-estar", endereça condolências às famílias e "deseja pronta recuperação dos feridos".

"Dirige também uma palavra de solidariedade aos responsáveis do Município de Mirandela e da Santa Casa da Misericórdia, assim como às diversas instituições da região que têm colaborado na assistência aos idosos afetados", lê-se ainda no voto de pesar.

No dia 16 de agosto, seis idosos do lar da Santa Casa da Misericórdia de Mirandela morreram num incêndio nas suas instalações, que causou ainda 25 feridos, cinco dos quais graves, que foram transportados para os hospitais de Mirandela, Macedo de Cavaleiros e Bragança.

Pub

Devido à gravidade da situação, o município de Mirandela, no distrito de Bragança, decretou três dias de luto.

A Polícia Judiciária está a investigar o caso e a Segurança Social abriu um processo de averiguação.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar