Parlamento recorda "dedicação incondicional ao país" do ex-CEMA almirante Saldanha Lopes
Almirante Saldanha Lopes foi galardoado com diversas condecorações nacionais e internacionais, entre as quais a Ordem Militar de Avis.
A Assembleia da República manifestou esta sexta-feira o seu pesar pela morte do almirante José Carlos Torrado Saldanha Lopes, antigo Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA), entre 2011 e 2013, recordando-o pela "dedicação incondicional ao país".
No primeiro plenário de votações após as férias, foram mais de uma dezena os pesares lidos e votados pelo parlamento. O Governo, representado pelos ministros dos Assuntos Parlamentares e da Defesa, Carlos Abreu Amorim e Nuno Melo, e pelo secretário de Estado da Defesa, Álvaro Castello-Branco, associou-se a todos os votos.
No voto apresentado pelo PSD, recorda-se o percurso do almirante, que nasceu em Lisboa a 5 de agosto de 1949 e morreu a 31 de agosto.
Saldanha Lopes ingressou na Escola Naval em 1968 e desenvolveu "uma carreira exemplar ao serviço de Portugal e da Marinha". Foi instrutor na área das comunicações, comandou a Esquadrilha de Helicópteros da Marinha e a fragata Corte Real, participando em missões internacionais como o resgate na Guiné-Bissau em 1998 e a Operação Allied Forces no Kosovo em 1999.
"Ao longo da sua carreira, desempenhou funções de destaque, nomeadamente como Subchefe do Estado-Maior da Armada, Comandante Naval e Chefe da EUROMARFOR, culminando no exercício das funções de Chefe do Estado-Maior da Armada, cargo em que se distinguiu pela sua liderança, visão estratégica e dedicação incondicional ao país", destaca-se.
O almirante Saldanha Lopes foi galardoado com diversas condecorações nacionais e internacionais, entre as quais a Ordem Militar de Avis, "testemunho do reconhecimento pelos serviços prestados à pátria".
Na parte resolutiva do voto, a Assembleia da República manifesta o seu pesar pelo falecimento do almirante José Carlos Torrado Saldanha Lopes, prestando homenagem à sua memória e endereçando sentidas condolências à sua família e à Marinha Portuguesa.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt