Partidos lançam na corrida primeiros cabeças de lista
Rui Rocha, da Iniciativa Liberal, corre por Braga. Mariana Mortágua, do BE, e Paulo Raimundo, do PCP, vão a votos em Lisboa.
Três líderes de partidos com representação parlamentar já sabem em que círculo vão procurar ser eleitos deputados: Rui Rocha, da Iniciativa Liberal (IL), vai encabeçar esta formação em Braga; Paulo Raimundo, do PCP, candidata-se, pela primeira vez, e vai à frente na lista da CDU (coligação do PCP com o PEV) em Lisboa; já Mariana Mortágua, coordenadora do BE, volta a ser ‘número um’ também na capital.
No caso da IL, que se reuniu ontem em Conselho Nacional, foi também tornado público que Bernardo Blanco é o primeiro na lista por Lisboa (foi o 4.º em 2022), enquanto o antigo líder dos liberais Carlos Guimarães Pinto surge na frente pelo Porto. Ainda neste partido, outro ex-líder, João Cotrim Figueiredo, surge à frente no círculo da Europa e o independente Pedro Brinca encabeça em Coimbra.
Quanto à CDU, a coligação apresenta o deputado Alfredo Maia como cabeça de lista no Porto, enquanto por Beja João Dias volta a ser o primeiro candidato. Em Braga, a professora Sandra Cardoso é a escolha para liderar a coligação que integra ‘Os Verdes’.
Além de Mariana Mortágua em Lisboa, a Mesa Nacional bloquista aprovou ontem como grande novidade o facto de a eurodeputada Marisa Matias ser a cabeça de lista pelo Porto. Entre os nomes que repetirão o primeiro lugar em listas do BE estão o eurodeputado José Gusmão, pelo círculo de Faro, ou Joana Mortágua, que estará à frente em Setúbal. Já em Coimbra, o cabeça de lista bloquista será o historiador e investigador Miguel Cardina.
Três líderes de partidos com representação parlamentar já sabem em que círculo vão procurar ser eleitos deputados: Rui Rocha, da Iniciativa Liberal (IL), vai encabeçar esta formação em Braga; Paulo Raimundo, do PCP, candidata-se, pela primeira vez, e vai à frente na lista da CDU (coligação do PCP com o PEV) em Lisboa; já Mariana Mortágua, coordenadora do BE, volta a ser ‘número um’ também na capital.No caso da IL, que se reuniu ontem em Conselho Nacional, foi também tornado público que Bernardo Blanco é o primeiro na lista por Lisboa (foi o 4.º em 2022), enquanto o antigo líder dos liberais Carlos Guimarães Pinto surge na frente pelo Porto. Ainda neste partido, outro ex-líder, João Cotrim Figueiredo, surge à frente no círculo da Europa e o independente Pedro Brinca encabeça em Coimbra.Quanto à CDU, a coligação apresenta o deputado Alfredo Maia como cabeça de lista no Porto, enquanto por Beja João Dias volta a ser o primeiro candidato. Em Braga, a professora Sandra Cardoso é a escolha para liderar a coligação que integra ‘Os Verdes’.Além de Mariana Mortágua em Lisboa, a Mesa Nacional bloquista aprovou ontem como grande novidade o facto de a eurodeputada Marisa Matias ser a cabeça de lista pelo Porto. Entre os nomes que repetirão o primeiro lugar em listas do BE estão o eurodeputado José Gusmão, pelo círculo de Faro, ou Joana Mortágua, que estará à frente em Setúbal. Já em Coimbra, o cabeça de lista bloquista será o historiador e investigador Miguel Cardina.SAIBA MAIS
DATA IDA A VOTOS É A 10 DE MARÇO
Na sequência da demissão do primeiro-ministro, António Costa, a 7 de novembro último, o Presidente da República decidiu dissolver a atual composição parlamentar e convocar legislativas antecipadas para 10 de março de 2024.
LIVRE RUI TAVARES À FRENTE EM LISBOA
O Livre voltou a eleger nas primárias o deputado e fundador do partido, Rui Tavares, atualmente deputado único, como cabeça de lista pelo círculo de Lisboa para as eleições legislativas de 24 de março do próximo ano.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt