PARTIDOS PRECISAM DE JOVENS
Marcelo Rebelo de Sousa considerou ontem que os partidos de esquerda ainda não procederam à necessária renovação etária dos seus dirigentes. Numa conferência subordinada ao tema “Portugal 2003” o professor defendeu que este é um dos desafios que se coloca à política nacional.
“Nos últimos 25 anos, a política foi dominada por uma única geração”, afirmou.
Nesta conferência, organizada pelo Instituto Superior de Comunicação Empresarial, Marcelo Rebelo de Sousa identificou a renovação etária dos partidos como um dos grandes desafios que a democracia portuguesa terá de enfrentar. “A grande sucessão etária está a ocorrer agora, mas em alguns partidos, nomeadamente à esquerda, ainda não se deu”.
Mas este é apenas um dos sinais demonstrativos de que a nossa democracia, apesar de jovem, “já está muito velha em certos aspectos”. A título de exemplo, Marcelo Rebelo de Sousa referiu que os partidos portugueses ainda não conseguiram responder às novas realidades. “O papel das mulheres continua a ser minorizado e as minorias não têm participação no sistema político”, acrescentou.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt