Passos em contrarrelógio para formar governo
Primeiro-ministro indigitado já enviou convites.
O primeiro-ministro indigitado está em contrarrelógio para apresentar ao Presidente da República um novo elenco governativo, o que deverá acontecer até amanhã ou, o mais tardar, até segunda-feira, já que Cavaco Silva estará em Roma terça-feira à noite, regressando apenas quinta-feira de manhã.
Passos Coelho demorou, em 2011, dois dias a apresentar o governo a Cavaco e a posse ocorreu quatro dias depois, a 21 de junho, no Palácio da Ajuda, em Lisboa.
Ao que o CM apurou, a lista dos novos ministros será composta na sua maioria pelos atuais ministros em gestão, e está quase pronta, faltando apenas fazer alguns convites. O primeiro-ministro tenciona convidar alguns independentes e mesmo personalidades ligadas à esquerda.
Contudo, poderá não ser fácil convencer caras novas, já que o futuro governo está sob ameaça de derrube, uma vez que a oposição (PS, BE PCP e Verdes), que tem a maioria absoluta no Parlamento (122 dos 230 deputados), vai apresentar uma moção de rejeição. Se o Governo cair, o Presidente pode convidar o PS, o segundo partido mais votado, a formar governo com o apoio do BE e PCP, ou deixar o Executivo em gestão até, pelo menos, ao fim de abril do próximo ano. Certo é que, nesse caso, os ministros não duram mais de 15 dias.
Clique para aceder ao Especial CM Legislativas 2015 - Portugal a votos
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt