Portugueses contra emprego de Barroso
Só três em cada dez acham que Durão fez bem em aceitar cargo.
Mais de metade dos portugueses acha que Durão Barroso fez mal em aceitar ser presidente não executivo do banco de investimento Goldman Sachs. De acordo com a sondagem da Aximage para o Correio da Manhã, 52,5% dos eleitores condenam o novo emprego de Barroso. Já 36% dos inquiridos consideram que o ex-primeiro-ministro e ex-presidente da Comissão Europeia fez bem.
É entre aqueles que tradicionalmente votam PSD e CDS que o novo emprego é mais bem visto. 56,2% dos eleitores social-democratas e 54,9% dos que votam CDS acreditam que Durão fez bem. Já entre os eleitores do PS a opinião é contrária: sete em cada 10 socialistas estão contra.
Durão Barroso anunciou há duas semanas que será chairman do Goldman Sachs. O coro de críticas em Portugal e na Europa não se fez esperar.
Esta semana, 52 eurodeputados, entre eles os portugueses Marisa Matias (BE), Ana Gomes e Maria João Rodrigues (PS) e Marinho e Pinto, enviaram um pedido formal ao provedor de justiça europeu para investigar a nomeação por considerarem que viola as regras comunitárias. O presidente francês, François Hollande, foi perentório ao classificar a nomeação de "moralmente inaceitável".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt