Portugueses contra emprego de Barroso

Só três em cada dez acham que Durão fez bem em aceitar cargo.

22 de julho de 2016 às 08:23
Durão Barroso Foto: Patrick Seger/EPA
Partilhar

Mais de metade dos portugueses acha que Durão Barroso fez mal em aceitar ser presidente não executivo do banco de investimento Goldman Sachs. De acordo com a sondagem da Aximage para o Correio da Manhã, 52,5% dos eleitores condenam o novo emprego de Barroso. Já 36% dos inquiridos consideram que o ex-primeiro-ministro e ex-presidente da Comissão Europeia fez bem.

É entre aqueles que tradicionalmente votam PSD e CDS que o novo emprego é mais bem visto. 56,2% dos eleitores social-democratas e 54,9% dos que votam CDS acreditam que Durão fez bem. Já entre os eleitores do PS a opinião é contrária: sete em cada 10 socialistas estão contra.

Pub

Durão Barroso anunciou há duas semanas que será chairman do Goldman Sachs. O coro de críticas em Portugal e na Europa não se fez esperar.

Esta semana, 52 eurodeputados, entre eles os portugueses Marisa Matias (BE), Ana Gomes e Maria João Rodrigues (PS) e Marinho e Pinto, enviaram um pedido formal ao provedor de justiça europeu para investigar a nomeação por considerarem que viola as regras comunitárias. O presidente francês, François Hollande, foi perentório ao classificar a nomeação de "moralmente inaceitável".

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar