Presidente da República afirma que ainda não recebeu proposta de novo secretário de Estado
Demissão de Hernâni Dias aconteceu há duas semanas, depois de ter sido noticiado que tinha criado duas empresas imobiliárias já enquanto governante.
O Presidente da República afirmou esta terça-feira que ainda não recebeu do primeiro-ministro a proposta de novo secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território e recusou comentar se esta poderá ser uma remodelação mais alargada.
Em declarações aos jornalistas, na sede da Cruz Vermelha Portuguesa, em Lisboa, questionado se já recebeu o nome da pessoa que irá substituir o exonerado Hernâni Dias, Marcelo Rebelo de Sousa respondeu: "Não".
Interrogado se contava que a posse se realizasse hoje, o chefe de Estado confirmou que "tinha contado com isso" no seu calendário, embora ressalvando que "não havia nenhum compromisso fechado com o senhor primeiro-ministro", Luís Montenegro.
O Presidente da República espera agora que a posse "seja nos próximos dias", antes de viajar para o Brasil, no fim de semana.
Interrogado se esta será uma remodelação apenas de um secretário de Estado ou mais alargada, retorquiu: "Não tenho nada a dizer sobre isso".
"Como sabem, cada primeiro-ministro apresenta, no seu tempo, e ele é que é juiz do tempo, a proposta ou propostas que tenha a fazer: e o Presidente aceita ou não aceita, mas, aceitando, que é normalmente a regra, depois de imediato é fixada a data para a posse", acrescentou.
A demissão de Hernâni Dias aconteceu há duas semanas, em 28 de janeiro, depois de ter sido noticiado que tinha criado duas empresas imobiliárias já enquanto governante, responsável pelo recém-publicado decreto que altera o Regime Jurídico dos Instrumentos de Gestão Territorial, a polémica lei dos solos.
Pouco antes de ser anunciada a sua demissão, questionado se o secretário de Estado tinha condições para se manter, o Presidente da República respondeu que essa era uma decisão "do próprio ou do chefe do Governo".
Na sequência desta demissão, em 30 de janeiro, o Presidente da República disse aos jornalistas que exonerou Hernâni Dias no mesmo dia em que recebeu do primeiro-ministro a proposta de exoneração.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt