Presidente da República ouve PAN e JPP na sexta-feira

Marcelo Rebelo de Sousa já anunciou que irá repetir audiências aos três maiores partidos.

22 de maio de 2025 às 19:32
Marcelo Rebelo de Sousa Foto: Rodrigo Antunes/Lusa
Partilhar

O Presidente da República vai ouvir na sexta-feira o PAN e o JPP, completando a primeira ronda de audiências aos partidos políticos que obtiveram representação parlamentar nas legislativas antecipadas de domingo sobre a formação do novo Governo.

Marcelo Rebelo de Sousa já anunciou que irá repetir audiências aos três maiores partidos, PSD, PS e Chega, na próxima semana, quando forem conhecidos os resultados dos círculos da emigração, que elegem quatro deputados.

Pub

De acordo com uma nota publicada no sítio oficial da Presidência da República na Internet, o chefe de Estado irá receber o PAN às 15H30 e o JPP às 16H30 de sexta-feira.

O chefe de Estado iniciou as audiências aos dez partidos com assento parlamentar na segunda-feira, dia em que ouviu o PSD, o PS e o Chega. Na quarta-feira foram recebidos a IL e o Livre, e hoje o PCP, o CDS-PP e o BE.

Nos termos do n.º 1 do artigo 187.º da Constituição, "o primeiro-ministro é nomeado pelo Presidente da República, ouvidos os partidos representados na Assembleia da República e tendo em conta os resultados eleitorais".

Pub

A AD (PSD/CDS-PP), liderada pelo atual primeiro-ministro, Luís Montenegro, venceu as eleições legislativas antecipadas de domingo, com mais de 32% dos votos, sem maioria absoluta. Em coligação, os dois partidos elegeram 89 deputados, dos quais 87 são do PSD e dois do CDS-PP - mais de um terço dos 230 lugares do parlamento, mas longe da maioria absoluta.

Quando falta contabilizar os votos e atribuir os mandatos dos círculos da emigração, o PS é o segundo mais votado, com 23,38% dos votos, e 58 deputados, os mesmos que o Chega, que tem menor votação, 22,56%.

De acordo com os resultados provisórios divulgados pela Secretaria-geral do Ministério da Administração Interna, segue-se a IL, em quarto lugar, com 5,53% dos votos e nove deputados, e depois o Livre, com 4,2% e seis eleitos.

Pub

A CDU (PCP/PEV) obteve 3,03% dos votos e elegeu três deputados, todos do PCP. O BE, com 2%, e o PAN, com 1,36%, elegeram um deputado cada um, assim como o JPP, da Madeira, que teve 0,34% dos votos em termos nacionais.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar