Presidente do Governo dos Açores diz que futuro coletivo tem nos jovens a sua garantia

José Manuel Bolieiro apontou ainda que os açorianos "querem uma região que continue a afirmar-se na Europa e no mundo".

24 de dezembro de 2025 às 23:27
José Manuel Bolieiro, presidente do Governo Regional dos Açores Foto: Eduardo Costa
Partilhar

O presidente do Governo dos Açores disse esta quarta-feira, na mensagem de Natal, que o futuro coletivo "tem nos jovens a sua garantia" e os açorianos "querem uma região que continue a afirmar-se na Europa e no mundo".

"O nosso futuro coletivo tem nos jovens a sua garantia. Se há motivo para esperança, ele encontra-se nos jovens. São eles que carregam consigo a energia criadora que transforma o presente e projeta o futuro", referiu José Manuel Bolieiro numa mensagem divulgada esta quarta-feira pelo executivo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM).

Pub

Para Bolieiro, "cada jovem açoriano que estuda, que trabalha, que sonha ou que regressa à sua terra, possui, consigo, a esperança de um amanhã mais justo e próspero".

"Os sucessos dos Açores são construídos em nome do futuro, isto é, em nome dos nossos jovens. Há tanto feito. Tanto para fazer! Estamos empenhados em continuar a apoiar a formação, a inovação e o empreendedorismo juvenil", disse.

E prosseguiu: "Queremos que todo o jovem sinta que viver nos Açores é também estar próximo das oportunidades do mundo. As novas tecnologias, as economias verde e azul abrem-nos portas inéditas, e é também nelas que os nossos jovens devem encontrar caminhos para crescer e contribuir".

Pub

Aos jovens que enfrentam dúvidas ou desafios, o chefe do executivo açoriano deixa uma mensagem de confiança: "O seu querer e o seu talento são essenciais. São poder".

Na sua opinião, o futuro dos Açores "será construído com as suas mãos" e requer "essa visão e compromisso".

"Exige que saibamos cuidar das pessoas, do que temos, dos nossos recursos naturais, a nossa identidade cultural, a nossa autonomia política, bem como saber projetar o que queremos ser", defendeu.

Pub

Também referiu que os açorianos "querem uma região que continue a afirmar-se na Europa e no mundo, pela sua sustentabilidade e por uma coesão social fortalecida".

"Uma economia que se modernize, com um progresso tecnológico que caminhe ao lado da preservação do nosso mar, do nosso solo e do nosso modo de ser açoriano", sublinhou.

Depois de afirmar que a visão do executivo de coligação que lidera tem como visão "servir o povo açoriano com sentido de futuro", deixou uma palavra de gratidão "a todos os que trabalham pelos Açores".

Pub

Na mensagem natalícia, José Manuel Bolieiro salientou que as guerras, as divisões e as injustiças "mostram-nos diariamente a urgência de preservar o bem mais precioso que a humanidade pode possuir: a paz".

"Aqui, nos Açores, convém lembrar o valor da convivência e do diálogo entre gerações, entre ilhas, entre diferentes modos de pensar. Nos Açores, como no mundo, o que deve prevalecer na convivência entre todos, povos e países, é o humanismo", defendeu.

A terminar, desejou que este Natal renove em cada açoriano "o compromisso de ser um construtor da paz na palavra, no gesto e nas escolhas" que se fazem todos os dias.

Pub

"Aos povos e territórios que vivem ódios e guerra desejamos o fim, rápido e duradouro, destas realidades, com vontades futuras renovadas e construtoras de uma paz justa, de entendimento das diferenças e do respeito pela dignidade de cada um", disse.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar