PS dividido com governo de esquerda
Portugueses preferem aliança entre a Coligação e os socialistas.
Uma sondagem CM/Aximage mostra que a maioria dos portugueses considera que a melhor opção de governo é um acordo entre os partidos da Coligação e o Partido Socialista (32,1%). Num universo de 603 entrevistas realizadas entre 7 e 10 de outubro, 26,6% dos inquiridos preferem um governo PS, Bloco e CDU, e 20,4% preferem ter um governo minoritário formado pelos partidos da Coligação.
Mas esta solução não recolhe a unanimidade entre o eleitorado do próprio PS. Analisando as respostas daqueles que votaram em António Costa nas legislativas de outubro, só 43% apoiam um governo com alianças à esquerda. Mais de 21% preferem uma aliança com os partidos da Coligação e só 7,5% defendem um governo minoritário só do PS.
Do lado de quem votou na Coligação, a esmagadora maioria (58,6%) defende um acordo com os socialistas, mas 39,9% bate-se por um governo minoritário com o PSD e o PP.
Mas, independentemente de se considerar que uma aliança à esquerda é a melhor solução de governo, perguntámos aos inquiridos se acham que os três partidos, PS, BE e CDU, conseguem chegar a um acordo para um governo de esquerda. As posições são ainda mais extremadas: 63,8% do universo considera que aquelas três forças políticas não conseguirão chegar a um acordo efetivo para a formação de um novo executivo, e só 33,7% acredita que essa possibilidade se materializará. Os mais céticos (34,3%) desta solução são os comunistas, seguidos pelos próprios socialistas, com 43,1%.
Os mais otimistas num acordo entre os três partidos são os elementos do Bloco, com 46,7%.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt