PSD questiona Governo sobre 451 escolas listadas para reabilitação

"Decorridos seis meses da assinatura do acordo de compromisso, o Governo ainda não avançou com investimentos" afirmou Firmino Pereira.

16 de janeiro de 2023 às 14:54
Firmino Pereira, PSD, Miguel Relvas, demissão, vice-presidente Foto: D.R.
Partilhar

O deputado social-democrata Firmino Pereira questionou esta segunda-feira o Governo sobre os concursos, bem como os prazos e custos, relativos à reabilitação de 451 escolas, prevista no acordo setorial de descentralização de competências na área da Educação.

Na pergunta dirigida à ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, a que a Lusa teve acesso, o deputado do PSD recorda que, em 22 de julho de 2022, foi assinado o Acordo Setorial de Compromisso, entre o Governo e a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e que "um dos domínios de descentralização é na área da Educação, passando competências do Governo para os municípios".

Pub

O deputado social-democrata refere que o Governo "assumiu a responsabilidade de assegurar meios financeiros, a 100%, para investimentos nas escolas do 2º e 3º ciclos e ensino secundário" e lembra que foi anunciada a criação de um programa específico para as escolas a intervencionar.

Neste contexto, Firmino Pereira quer saber "quando é que o Governo vai publicitar o Programa de Recuperação de intervenção nas 451 escolas constantes do acordo setorial de compromisso, se já existe cronograma com os prazos e custos para a abertura dos concursos para reabilitar as 451 escolas e, das 451 escolas mapeadas no acordo, quantos concursos de empreitada foram abertos".

Pub

"Decorridos seis meses da assinatura do acordo de compromisso, o Governo ainda não avançou com investimentos ou assegurou que os municípios o possam fazer na requalificação do parque escolar", acusa o deputado.

O acordo assinado em julho do ano passado prevê uma "comparticipação nas obras de manutenção das escolas em função do número de anos que elas tenham" e as refeições escolares "passam a ter comparticipação, por parte do Governo, de 2,75 euros", revelou na altura a presidente da ANMP, Luísa Salgueiro.

De acordo com a também presidente da Câmara de Matosinhos, o documento contempla ainda um mapa de escolas prioritárias a reabilitar, "que pode ainda ser sujeito a correções", no qual "constam 451 escolas".

Pub

Em 15 de novembro, o Ministério da Coesão Territorial anunciou que, "usando o mecanismo extraordinário de antecipação do PT2030", seriam abertos até ao final de 2022 os avisos para o financiamento das intervenções nas escolas, conforme o acordo firmado com a ANMP.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar