PSD vence nas grandes cidades: Moedas em Lisboa e Pedro Duarte no Porto. PS conquista Viseu e Faro e Chega ganha Albufeira

PSD lidera pela primeira vez a câmara de Beja. PS destaca-se em Coimbra com Ana Abrunhosa a destronar José Manuel Silva.

13 de outubro de 2025 às 00:43
Carlos Moedas Foto: Miguel Baltazar
Pedro Duarte celebra vitória em noite eleitoral Foto: Fernando Veludo/Lusa
Candidato da coligação PSD/IL/PAN à Câmara Municipal de Sintra, Marco Almeida, celebra a vitória Foto: Filipe Amorim/Lusa
Ana Abrunhosa Foto: Paulo Novais/Lusa

1/4

Partilhar

A coligação de Carlos Moedas (PSD/CDS/IL) lidera a contagem dos votos em Lisboa e Alexandra Leitão (PS/BE/Livre/PAN) já assumiu a derrota. No Porto, Manuel Pizarro (PS) também já assumiu a derrota para Pedro Duarte (PSD/CDS/IL).

Em Sintra, foi Marco Almeida (PSD/IL/PAN) a declarar vitória, pondo fim a um ciclo de três mandatos consecutivos de governação do PS. Ana Mendes Godinho (PS/Livre) vai terminar em segundo lugar e Rita Matias (Chega) em terceiro.

Pub

O PS venceu em Viseu, com João Azevedo, num concelho que desde 1976 foi sempre governado à direita. Em Bragança também 'roubou' a câmara ao PSD, com a eleição de Isabel Ferreira, quebrando assim a hegemonia dos sociais-democratas no concelho, que já durava desde 1997.

Outra das vitórias mais impactantes do PS ocorreu em Coimbra, onde Ana Abrunhosa destronou José Manuel Silva (PS/CDS/IL), que liderava a autarquia. Na Amadora, o PS, de Vítor Ferreira, manteve a liderança da câmara, mas viu Suzana Garcia (PSD/CDS) encurtar distâncias. Inês de Medeiros (PS), por sua vez, repetiu a vitória em Almada.

Por outro lado, o PSD vai pela primeira vez liderar a câmara de Beja, com Nuno Ferro. Já em Albufeira, Rui Cristina reclamou uma importante vitória para o Chega. Mas em Faro o PS recuperou a câmara ao PSD.

Pub

Dores Meira, ex-presidente da câmara de Setúbal pela CDU, vai retomar a liderança da autarquia, desta vez com o apoio do PSD/CDS, enquanto Luís Filipe Menezes (PSD/CDS/IL) regressa à câmara de Gaia, que presidiu de 1997 a 2013.

Por ter conquistado mais câmaras que o PS, o PSD vai recuperar a presidência da Associação Nacional de Municípios, ao fim de 12 anos. Quem o assumiu foi o secretário-geral do PS, José Luís Carneiro.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar