Requalificação da frente ribeirinha da Área Metropolitana de Lisboa já vem do Governo de Sócrates
Luís Montenegro quer uma sociedade a gerir a reabilitação e promoção urbana.
Os projetos de requalificação urbanística das frentes ribeirinhas da Área Metropolitana de Lisboa, anunciados domingo à noite como desígnios do Governo liderado por Luís Montenegro, já foram apresentados pelos Governos socialistas de José Sócrates e António Costa.
A requalificação das áreas da margem sul do estuário do Tejo - o Arco Ribeirinho Sul - foi lançada em 2008, numa resolução do Conselho de Ministros de 12 de setembro. Já o projeto Ocean Campus, entre o vale do Jamor e Algés, foi lançado em julho de 2019 pela ministra do Mar, Ana Paulo Vitorino, num Governo liderado por António Costa.
Para coordenar os projetos, o primeiro-ministro anunciou que irá ser criada uma Sociedade de Gestão, Reabilitação e Promoção Urbana sob o nome Parque Humberto Delgado.
O presidente da Câmara Municipal do Barreiro disse esta segunda-feira à Lusa que não foi consultado sobre o projeto e que vê com cautela a criação de “uma megaestrutura” metropolitana. Uma apreensão partilhada pela presidente da Câmara de Almada: “A minha preocupação com este anúncio é ver nele uma coisa em que somos pródigos que é o adiamento de uma operacionalização ou do lançamento dos estudos básicos para se poder sonhar e construir seja o que for”, afirmou Inês de Medeiros.
“Vejo com surpresa porque para estes territórios já existia uma outra sociedade, a do Arco Ribeirinho Sul, que tinha como incumbência a gestão e transformação destes territórios”, afirmou, por seu turno, o autarca do Seixal, Paulo Silva.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt